Cameleiras em flor / Palácio Nacional de Sintra

Os jardins e das quintas de Sintra são dos lugares mais belos, mesmo no inverno, graças às cameleiras em flor, motivo de bailes e festas, e da exposição e concurso “Camélias em Sintra” que, entre 1 e 2 de março, preenche de cor e romantismo o terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra. Assim, os visitantes e os amantes de tão poética flor podem observar muitos dos exemplares não só das camélias das Quintas Históricas de Sintra, das camélias dos parques sob gestão da Parques de Sintra e de sócios da Associação Portuguesa de Camélias, mas também de expositores espanhóis, membros da Sociedad Española de la Camelia; e conhecer os vencedores da “Melhor Camélia” e da “Melhor Cultivar Histórica”, os quais são anunciados às 14 horas, de 1 de março.

Em paralelo, decorrem atividades nas quais pode inscrever-se. Tome nota: Um workshop de desenho técnico de camélias, agendado para o primeiro dia, entre as 15 e as 19 horas, no Palácio Nacional de Sintra, e orientado pelo professor João Catarino (35 euros / sem material). Por sua vez, a 2 de março, há uma visita guiada ao Jardim das Camélias do Parque da Pena, uma das mais importantes coleções camélias de Portuguesas, com cerca de 200 cultivares, introduzidas no Parque pelo rei D. Fernando II no séc. XIX, o qual é alvo de um projeto de restauro, estando o roteiro nas mãos de dois técnicos da Parques de Sintra – a arquiteta paisagista Elsa Isidro e o engenheiro florestal Nuno Oliveira, entre as 15 e as 17 horas (bilhete para o Parque da Pena, de 7,5 euros (por adulto) + visita guiada de 5 euros). A reserva deve ser feita até 27 de fevereiro através do 219 237 300 ou de comercial@parquesdesintra.pt.

A entrada na 4.ª edição da exposição e concurso “Camélias em Sintra” é gratuita e permanece aberta ao público no sábado (dia 1) das 14 às 19 horas; e no domingo (dia 2) das 9.30 às 19 horas. Há quanto tempo não vai a Sintra? •

© Fotografia: Gerald Luckhurst