João Borges x Festival Internacional de Cinema de Giffoni

O designer português João Borges é o autor da imagem vencedora para o Festival Internacional de Cinema de Giffoni , um dos mais importantes eventos mundiais na área dos filmes de animação para crianças e jovens.

Entre mais de mil participantes oriundos de 51 países que apresentaram as suas propostas para o concurso subordinado ao tema “Be different”, o mote da 44.ª edição do evento italiano, João Borges apresenta um cartaz que denota uma forte matriz cromática, reunindo a preferência do júri do concurso promovido pela “Giffoni Experience”.

Sobre o designer português nascido no Porto, em 1965, licenciado em Design de Comunicação e Màster em Disseny I Producció Gràfica pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Barcelona, destacamos a autoria do Pavihão de Portugal para a “International Furniture Fair Tokyo”, em 1995, bem como a distinção no concurso internacional para a criação do logo da World Urban Campaign lançada pelas Nações Unidas, em 2010, além de que foi um dos 10 vencedores ex-equo do concurso internacional “Fight Poverty – Design for social and human rights”, em Itália, na área do design gráfico, em 2011, uma campanha lançada e exposta em Lugano, Milão e Roma. João Borges é membro do Comité Consultivo da Escola Superior de Tecnologia, do IPCA; e, entre outras associações, é membro do Type Directors Club, de Nova York, e da Associação Portuguesa de Museologia.

Para quem não conhece, o Guiffoni Film Festival, que decorre na pequena cidade de Giffoni Valle Piana, surgiu 1971 por iniciativa de Claudio Gubitosi, com o intuito de promover e desenvolver o cinema para crianças e jovens, atribuindo-lhe a capacidade de criar um segmento próprio no mercado. O júri? Pois bem, a sua composição é preenchida por jovens entre os seis e os 18 anos, e de mais de 50 nacionalidades de todos os continentes. •