Em concerto: Ana Moura e “Tudo é Vaidade”…

Última surpresa do Concerto Comunitário “Tudo é Vaidade ”: Ana Moura . A fadista junta-se aos restantes convidados já confirmados – Samuel Úria , Selma Uamusse e os Gospel Collective e todos, no próximo dia 7 de março (amanhã), pelas 21h30, no Cinema São Jorge, vão brindar muitos com muitas canções. A primeira parte deste serão será assegurada pelo [Sim &] Teatro de Improviso, “Tudo é Vaidade” e seus convidados vão realizar um espetáculo único em cuja receita reverterá integralmente a favor dos jantares comunitários do Serve the City Lisboa , em parceria com Comunidade Vida e Paz, CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, Exército de Salvação, Associação Conversa Amiga, e Câmara Municipal de Lisboa. Ou seja, temos evento por uma boa causa!
O “Tudo é Vaidade” é um coletivo de músicos que acredita, e bem, que através da música se pode transformar vidas. Há três anos, em 2011, Jónatas Pires (Pontos Negros) e amigos juntaram-se para gravar um disco com o objetivo de financiar senhas de refeição para crianças da freguesia de Rabo de Peixe que só tinham acesso a uma refeição por dia. O resultado? Foram mais de 6500€, utilizados para as refeições e realização de um documentário – www.tudoevaidade.com. Hoje, 71 crianças continuam a ser abraçadas pelos Projecto Social de Rabo de Peixe.
A gestão dos fundos conseguidos é feita por outra entidade, a este grupo cabe, apenas, angariar o máximo de verbas possível para ajudar projetos já existentes, como aconteceu com o segundo disco – “Há Lugar” – para apoiar os Jantares Comunitários para pessoas em condição de sem-abrigo e outras socialmente fragilizadas (idosos isolados, jovens marginalizados, família com rendimentos insuficientes, imigrantes desenquadrados, etc.) que o Serve The City Lisboa organiza. O objetivo final é oferecer mais do que uma refeição digna servida por voluntários, mas abrir igualmente mentalidades na forma como todos nos relacionamos com os outros. Durante duas horas, todos os que estão à boa mesa estão num plano de igualdade e partilham problemas, alegrias, angústias, vitórias, além de uma refeição. Viver em sociedade.

O coletivo “Tudo é Vaidade” quer (e irá conseguir) transformar vidas com canções. É o espírito dos jantares que se pretende transportar para o São Jorge, colocar todos em pé de igualdade, dar oportunidade para se criarem pontes entre pessoas através da partilha. Que tal? Alinhe num evento por uma causa tão nobre. Amanhã, vá até ao São Jorge porque com música podemos mudar, ajudar, criar, trocar, alimentar vidas… •

© Vídeo: Ana Moura.
© Imagem de capa: Pormenor do cartaz de “Tudo é Vaidade”.