Chama-se Letra, é minhota e 100 por cento artesanal. Foi criada por Filipe Macieira e Francisco Pereira, ambos da Universidade do Minho, ganhou o Prémio de Melhor Start-Up Agro-Industrial 2013, do Ministério da Agricultura, e já começou a conquistar o mundo, sendo a primeira cerveja artesanal portuguesa a ser convidada a participar no Barcelona Beer Festival. Mas vamos por letras…
Porque se fala tanto em produção artesanal, uma cerveja que assenta nesta premissa tem tudo para ganhar o seu espaço no mercado. Sobretudo porque os consumidores gostam do que é bom e do que é nacional. E esta Letra é 100% natural, produzida com matéria-prima de qualidade e através de métodos artesanais. Isto significa que não é filtrada, não tem adição de corantes, conservantes e gás artificial e é elaborada apenas com malte de cevada (Letra ‘B’, ‘C’ e ‘D’) e malte de trigo (Letra ‘A’), água, lúpulo e levedura. A diferença para as cervejas convencionais? A diferença está no sabor, sempre mais intenso e ‘natural’.
Depois vêm as letras, propriamente ditas:
‘A’ de Weiss, produzida segundo uma receita originária da região da Bavaria, na Alemanha. Weiss significa branco, por isso esta é uma cerveja de cor clara e turva, que deve o seu ‘aspeto’ ao malte de trigo. É uma cerveja suave, com aromas e sabores frutados.
‘B’ de Pilsner, de baixa fermentação, que lhe dá uma cor dourada e um paladar mais leve, é produzida a partir de malte de cevada. O lúpulo de amargor alemão acrescenta-lhe um sabor mais fresco e o lúpulo Saaz da Boémia, na República Checa, dá-lhe um aroma único.
‘C’ de Stout é uma cerveja de alta fermentação, com uma espuma cremosa e um aroma a café e caramelo, resultantes do malte de cevada. Os lúpulos da Alemanha e dos Estados Unidos acrescentam-lhe um sabor intenso.
‘D’ de Red Ale, também conhecida por American Amber, é de alta fermentação e reconhece-se pela sua cor avermelhada. O sabor, intenso, é frutado com toques de torrado, e resulta de diferentes maltes de cevada. Amarga e com aroma floral é feita para os verdadeiros apreciadores de cerveja.
Mas as novidades não ficam por aqui. As garrafas apresentam rótulos distintos, conforme a capacidade das garrafas: as de 0,75l ficam com a Letra maiúscula; e as 0,33l, com a Letra minúscula. Onde encontrá-las? Por exemplo, na loja gourmet do El Corte Inglés, e nas lojas d’A Vida Portuguesa.
+ Letra