Atlas e códices do mundo / Torre do Tombo

Está à sua espera, na Torre do Tombo, uma exposição, uma viagem, que não pode perder se de história for amante…

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, acolhe desde o dia 29 de Abril até 21 de Junho, de 2014, a exposição “O gabinete das maravilhas: atlas e códices dos melhores arquivos e bibliotecas do mundo”, que reune as obras-mestras da cartografia portuguesa da época dos descobrimentos e os tesouros bibliográficos mais relevantes do Património Histórico Europeu, do período compreendido entre os séculos VIII e XVI. Portanto, mais do que uma exposição é uma viagem na nossa história, uma aula obrigatória.

Os originais destas obras conservam-se actualmente nas bibliotecas e museus mais prestigiados do mundo como o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, a British Library em Londres, a Bibliothèque Nationale de France em Paris, a Biblioteca Nacional da Rússia em São Petersburgo, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Museu Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, entre outros e até junho, estão reunidos em Lisboa para serem vistos e revistos.

Entre as três dezenas de obras incluídas na exposição, destacam-se especialmente as jóias preciosas e de valor imensurável da cartografia portuguesa e universal: o Atlas Miller, o Atlas Universal de Diogo Homem de 1565, o Atlas Vallard e o Atlas Universal de Fernão Vaz Dourado que felizmente, e ao contrário aos anteriores, mantém-se em Portugal, concretamente no Arquivo Nacional. Os visitantes terão ainda o privilégio de admirar e folhear uma seleção de bíblias, livros de horas, beatos, tratados de medicina, alquimia, entre outros. É todo um legado que se reúne em Lisboa, até dia 21 de junho, legado que faz parte da nossa matriz, da nossa identidade.

De segunda a sexta-feira a exposição pode ser visitada das 9h30 às 19h30 e aos sábados das 9h30 ao 12h15. A tomar nota, a ir! •

+ Torre do Tombo
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação da exposição.