Em concerto: Title TK / Serralves

O Auditório de Serralves prepara-se para receber uma performance musical, em estreia europeia, pelo trio Title TK que reúne Alan Licht, Cory Arcangel e Howie Chen. Serralves na linha da frente…

Os Title TK surgem, enquanto “banda”, como uma bela provocação. Nos seus “concertos”, muito pouco ortodoxos, subvertem os cânones da apresentação da música, ao vivo, levando para o palco outras formas com que a música habita a cultura dos nossos dias, numa performance que se situa entre a reflexão e o espelho do profundo enraizamento da música nos universos da subjetividade, da sociedade e da economia – se forem a Serralves entenderão, melhor, a necessidade das aspas para as palavras banda e concerto. O seu primeiro álbum, “Rock$”, surgiu em outubro de 2013 e já foi chamado de “non-LP” pois é um álbum que não contém qualquer música, sonoridade, som; na verdade, não tem qualquer registo audio de qualquer espécie, mas tem textos, vários, dentro do envelope do LP. “Rock$” é o resultado de uma conversa iniciada em 2010, quando Licht, Chen e Arcangel discutiam sobre “a superabundância de bandas nos dias de hoje, no mundo” e de como essa conversa podia ser continuada em frente de uma plateia, como uma banda que não toca, mas tanto tem a vos dizer…

Nos percursos artísticos dos elementos que compõem o trio Title TK encontramos a exploração de um caminho marcadamente conceptual e também um mesmo instrumento musical, transversal aos três: a guitarra. Dos “concertos” destes três guitarristas esperamos tudo, mas não tanto músicos a tocar instrumentos. São conhecidos pela banda que não faz música. Curioso, não?

Alan Licht é guitarrista duma das bandas que mais marcou os nossos tempos: os Sonic Youth. Para além de improvisador quer a solo quer ao lado de nomes cimeiros da música experimental, Licht tem desenvolvido uma importante carreira na investigação teórica e histórica, tanto sobre o trabalho individual de músicos como Bonnie ‘Prince’ Billy, como sobre campos mais vastos como o da Arte Sonora (publicou um dos mais importantes livros sobre o tema), é nome de respeito na cena musical. Howie Chen, a viver em Nova Iorque, tem desenvolvido um notável trabalho de exploração de práticas coletivas quer ao nível da criação artística, nomeadamente com os New Humans, quer de curadoria e investigação, como é o caso do projecto Dispatch, e o trio ganha mais o nome de referência. Cory Arcangel é um destacado artista norte-americano conhecido pela utilização de meios como os videojogos e a internet com recurso a estratégias de infiltração e ao hackerism contudo, a sua formação é de guitarrista clássico e no seu trabalho recente observamos uma crescente aproximação ao som quer experimental quer ligado à cultura pop. Eis a composição desta exquisite “band”. Os três criaram este projeto, fora do comum, que chega ao Porto em breve e promete ser um momento único de boa conversa, de músicos sobre música, um concerto sem instrumentos.

A data da performance? Próximo dia 30 de abril, pelas 22h00. No dia anterior ao concerto, dia 29 de abril, Cory Arcangel irá participar numa conferência onde vai abordar o seu trabalho mais recente e também temas como os góticos, a subway.com, os “emos”, wall street, a officemax.com, a Walgreens, o surfar na net, o Samsung Galaxy, a “cena”, a artrite ou Coors Light & Diddy. Já Alan Licht estará na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 30 de abril, pelas 16h, para falar sobre a sua prática de improvisação musical. A tomar nota de tudo, a aparecer!  •

+ Serralves
+ Title TK – LP