Se os poemas são o alimento da alma, a sobremesa será a iguaria preferida dos mais gulosos. E se pudéssemos juntar os dois?
Talvez tenha sido esta ligação que inspirou o designer de moda, Nuno Baltazar, na criação da doce ‘Sophia’, para o restaurante Astória, em homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, no ano em que se celebra o 10.º aniversário da morte da escritora portuense.LSU Football Jersey adidas yeezy boost 350 turtle dove adidas yeezy boost 350 turtle dove keyvone lee jersey fsu football jersey kansas city chiefs crocs sac à dos eastpak dallas cowboys slippers mens custom youth nfl jersey OSU Jerseys deuce vaughn jersey oregon football jerseys castelli gabba sac à dos eastpak college football jerseys
O ponto de partida para descobrir esta deliciosa sobremesa são as pétalas de rosa, que representam a natureza perfeita e misteriosa, descrita nos livros de Sophia de Mello Breyner Andresen. Servidas em mousse, são acompanhadas por uma gelatina de vinho do Porto, que traz para esta iguaria os sabores vinícolas mais associados à cidade. Por fim, a excentricidade do crocante de chocolate, que confere textura e contraste a “Sophia”.
Nas palavras de Nuno Baltazar, esta sobremesa é “feminina, elegante, mas simultaneamente dramática e surpreendente”.
Nuno Baltazar é o designer convidado da 3.ª edição da iniciativa “Fashion Pastry by…” da responsabilidade do Astória, o restaurante do Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas, e que, como o nome indica, pretende criar uma ligação entre os universos da moda e da culinária, mundo este dominado pelo chef Pedro Sequeira.
A sobremesa “Sophia” poderá ser saboreada no Astória até ao final do verão. Quem se atreve a experimentar? •