A sardinha quer-se pequenina!

O restaurante Arola, do Penha Longa Resort, em Sintra puxou a brasa à sua sardinha e compôs um menu de cinco pratos protagonizado pela rainha das festas sanjoaninas. Vamos provar?

Sardinhas de conserva natural, uma do Algarve e outra da Catalunha com um “Pitcher” de frutos vermelhos e manjericão

Fomos! Começamos o repasto com as boas vindas do chef, acompanhado por um Martini tropical com manjericão, seguido de Sardinhas alimadas, de conserva natural, uma do Algarve, com óleo de óregãos, óregãos e alho, e outra da Catalunha, com pão frito, fatia de presunto e a parte mais fresca do tomate. Um prato que exprime vivamente as diferenças entre ambas as regiões, tendo a preferência recaído na que protagoniza a sardinha nacional. Para harmonizar o duplo “reinado” é-nos apresentado mais um cocktail: Pitcher de frutos vermelhos e manjericão.

Sardinhada de Polvo

A Sardinhada de Polvo chega à mesa e deslumbra os comensais pela apresentação e, depois, pelo equilíbrio cuidado do carpaccio de polvo à lagareiro de sabores dos pimentos, da sardinha marinada, do puré de alho, da esferificação e do molho de maçã.

Uma bola típica de sardinhas entra no alinhamento da versatilidade do peixe protagonista, para comerem à mão se preferirem.

Chega a vez do Mojito de pêra bêbeda e manjericão, para casar com Sardinha assada e alimada salteada com azeite e alho, com feijão Kénia e crumble de gema de ovo e cebola frita, uma composição que, apesar da complexidade, conquistou o palato dos mais audazes, pela sintonia perfeita de sabores.

Para o doce final, a sardinha doce do Trancoso, das freiras da Ordem de Santa Clara, ao lado de um gelado de café e um parfait de lima com crocante de amêndoa.

O menu Sardinha (47 euros), a ser servido até 30 de junho, pode ser harmonizado pelo trio de cocktails (25 euros) criado no bar de vodkas do restaurante ou por um bom vinho. Apresse-se, porque as festas sanjoaninas no Arola estão quase a chegar ao fim! Bom apetite. •

+ Penha Longa Resort
© Fotografia de entrada: Sardinha alimada com feijão Kénia e crumble de gema de ovo e cebola frita