Duas irmãs onde as vozes e a musicalidade definem, no imediato, um estilo: folk.
Golden Slumbers é um duo de folk, português alfacinha com um pé também na cidade de Londres, composto por duas irmãs, Catarina e Margarida Falcão. As duas são a composição musical e lírica deste grupo inspirado, sem dúvida, pelo country e o folk anglo-saxónico, assente em belas harmonias vocais e nascido no seio de uma cultura Do It Yourself (DIY), este projecto viu a luz em 2013, quando as irmãs começaram a compor temas regularmente. A elas junta-se uma calma bateria pelas mãos de António Roldão e o baixo de Tiago Coelho.
O EP de estreia “I Found the Key” diríamos que foi o encontrar da chave sonora para se apresentarem com cinco músicas originais com arranque sereno, de travo acústico, em “All my obstacles“. As vozes estão no estilo certo, baixas e com o travo não limpo, necessário. É um doce áspero e ponto forte, ou até porto seguro, deste projeto. “Foolish boy” é que Clark Gable não foi em “Gone with the wind“, mas certo é que os amores nos podem deixar pouco alheios à realidade, ou insanos, “So don’t be surprised child, if your loved ones have left you insane/ And gone with the wind, child“. Com estas três músicas ouvidas podemos, desde já, dizer que estamos com um EP consistente em mão, que conquista seguramente a nossa atenção sonora. Um boa e muito agradável surpresa folk made in por cá. Seguimos para “My love is drunk“… não fosse o amor, e desamores, tema tão propício a ser musicado pois “I always knew you were a strange boy/ Too sure of your own mind/ You were the reason for the lack of time“, música de ritmo mais acelerado, a bateria a marcar bem o compasso, o baixo no encalço e as vozes… essas nunca perdem o balanço. Ainda bem que esta chave foi encontrada, . Na despedida, “Fading away“… som que não vai desaparecendo, mas que se mantém no registo das quatro músicas anteriores, bem folk, é trabalho que do inicio ao fim não hesita, é definido no conceito, na estrutura, na sonoridade.
Gravado por Luís Monteiro, no eixo entre o Cais do Sodré e Alcântara, e misturado e masterizado por José Arantes, em Londres, este primeiro registo discográfico, que chegará às lojas em Setembro, e que para já está disponível para audição e download aqui. De referir que o single “My Love Is Drunk” faz parte da coletânea Novos Talentos FNAC ‘14. E chave de ouro, as Golden Slumbers estarão no verão a apresentar este seu primeiro EP ao vivo – algumas vezes em duo (vozes e guitarras) num modelo mais acústico que revelam segurança, outras em regime de banda completa (juntando-se o baixo e a bateria) com mais corpo musical, que bem assenta a este projeto. Nos dois modos espera-se sentir o som folk da banda ao vivo, com a qualidade de estúdio. Para já… vamos ouvindo (e reouvindo) as cinco músicas gravadas.
EP a descobrir (que venha um álbum de longa duração), banda a ter por perto, bem debaixo do ouvido. Bons sons nacionais! •
+ Golden Slumbers
© Vídeo: Golden Slumbers.
© Imagem de capas: Golden Slumbers, Catarina e Margarida Falcão.