A geometria abstrata de Nadir Afonso em Boticas

Mais de 300 estudos do artista flaviense estão expostas no Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, sob o título “Nadir Afonso – Sequenzas”.

A geometria do traço irrepreensível e rigoroso do pintor e filósofo Nadir Afonso converte-se numa mostra da criação artística do Mestre, datada entre finais de 1940 e princípios de 1960, expostas no Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, em Trás-os Montes. O conjunto de obras ultrapassa os 300 estudos com motivos retilíneos, circulares, quadrangulares, numa exploração contínua da composição geométrica, entre os quais se encontram muitos dos esquissos concebidos, com grafite ou a aguarela, no verso das folhas de desenhos académicos realizados na Escola Superior de Belas-Artes, no Porto, papéis de cálculos, cartolinas, papel vegetal ou recibos. Estão, assim, reunidos estudos referentes a três períodos criativos do Mestre Nadir Afonso: o Espacillimité, relacionado com os trabalhos mais emblemáticos do pintor, os quais conjugam o espaço e o movimento; o Barroco, traduzido em formas abertas, espiraladas e dinâmicas; e o período Egípcio, dominado pelo convívio entre as linhas curvas e retas.

Com curadoria de Maria de Fátima Lambert, a exposição “Nadir Afonso – Sequenzas” está patente desde o passado dia 18 de julho até 19 de outubro de 2014 e pode ser visitada de terça a sábado, das 9 às 12.30 e das 14 às 18 horas. A entrada é livre. Eis uma excelente sugestão para o roteiro de férias por terras do norte.

Recordamos que o Centro de Artes Nadir Afonso, projeto da arquiteta norte-americana Louise Braverman, em colaboração com o português Paulo Pereira Almeida, tendo sido distinguido no Internacional Architecture Awards 2009, foi inaugurado em julho de 2013 e alberga uma exposição permanente com cerca de 80 obras do artista flaviense. Um tributo ao pintor filósofo, natural de Chaves, onde nasceu a 4 de dezembro de 1920, falecido em dezembro de 2013. •

+ Centro de Artes Nadir Afonso
© Imagem de entrada: Estudo “Sequenza”, de Nadir Afonso

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.