140 anos de história / Topázio

Fundada em 1874, a Topázio é uma das marcas portuguesas mais representativas do país. Símbolo da tradição e marco histórico da arte da prata, manufaturada com mestria pelas mãos de artesãos exímios, e que celebra 140 anos em setembro de 2014.

Quem não se recorda da argola para o guardanapo ou do conjunto composto por faca, garfo e colher em prata, presentes incontornável do dia do batizado, ou da salva de prata oferecida por ocasião das bodas de prata? Lembram-se da boneca-breloque de rosto redondo e bochechas proeminentes para o fio, da escrava das quatro estações ou dos brincos à rainha (na imagem)?

São tradições que não se esquecem, objetos intemporais em exposição permanente na vitrine das casas dos nossos pais ou guardados na caixa das memórias. Peças com o cunho da Topázio que, ao longo de quase um século e meio de existência, continua a apostar na produção artesanal protagonizada por ilustres artesãos. Um ofício traduzido na vetusta arte do saber fazer, transmitido de geração em geração, aliada ao mais ínfimo detalhe e à perfeição. Em Gondomar, a norte. Na mesma fábrica onde a história da Topázio começou, há 140 anos, com a fundição de um fio de ouro…

A mesma fábrica que, no presente, reinventa a tradição e exalta o contemporâneo, sob a direção criativa do conceituado designer Toni Grilo e com as edições especiais, como a Japamala, inspirada nos valores do budismo e as coleções exclusivas da autoria de José António Moreira, mais conhecido por Bebé Moreira, que apresentou a coleção Numerologia, para homem; da arquiteta Cristina Santos e Silva, que desenhou um copo de pé em homenagem ao vinho do Porto; ou da designer Teresa Viotti, criadora de uma nova linha de jóias para a prestigiada casa portuguesa.

Eis a suma da história da Topázio 1874, que reserva muitas surpresas para breve por ocasião dos seus 140 anos. •

+ Topázio

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.