Festival Entremuralhas / Castelo de Leiria

Uma cidade. Um Castelo. Um Festival. Viver e dinamizar o património construído com música, no Entremuralhas, no Castelo de Leiria.

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de Agosto o Castelo de Leiria recebe, pelo quinto ano consecutivo, o Festival Entremuralhas, com um cartaz que oferece uma programação musical diferenciada com um cenário idílico como pano de fundo, um castelo. No festival Entremuralhas poderá assistir a concertos de artistas internacionais cuja vinda a Portugal é rara, inédita ou até improvável, uma premissa que a organização, a cargo da Fade In, mantém há cinco anos.

O Castelo de Leiria, com origem no período Medieval tem, no seu desenho, ainda viva a memória gótica, e será epicentro do evento. Todavia, embora este estilo esteja bem representado na programação do festival, se bem se recorda é muitas vezes referenciado como um festival gótico, a programação é variada e contempla vários estilos musicais. O Entremuralhas é, sobretudo, um ponto de fusão cultural que passa não só pelo cartaz mas também pelos próprios visitantes que chegam de lugares tão longínquos como a Rússia, Turquia, Brasil, Itália, Áustria ou Dinamarca, e irá decorrer em três palcos diferentes: Palco Igreja da Pena, o Palco Alma e o Palco Corpo. Nestes espaços será possível assistir a concertos de bandas emergentes e outras de créditos firmados de áreas musicais tão distintas como a minimal-wave, new-wave, darkwave, electro-industrial, darkfolk, neo-folk, etnográficas, indie-rock, post-punk, neoclássico, pop-militarista, cabaret-chanson-burlesque, rock-gótico, folk-psicadélica, electro, kraut ou synthpop. Nada como aparecer por Leiria para aprender a decifrar cada estilo mencionado.

Uma nota final antes de vos deixarmos o programa, a lotação do festival é limitada a 737 pessoas por dia, número condicionado pela morfologia do Castelo de Leiria, e que permite a cada visitante usufruir de toda a programação com qualidade e bem-estar, logo, apareça cedo. Na edição de 2014, sete das quinze bandas do Entremuralhas fazem a sua estreia absoluta, ao vivo, em Portugal e… eis o programa para colocar em agenda:

28 de agosto (Palco Corpo):
22h00/ ERMO (Portugal – darkwave, electrónica-ritual).
23h00/ UNI FORM (Portugal – post-punk, indie-rock).
00h00/ ICEAGE (Dinamarca – punk, post-punk).

29 de agosto:
18h00/ Igreja da Pena – ANDREW KING (Inglaterra – neo-folk, martial).
19h00/ Igreja da Pena – NÖI KABÁT (Inglaterra – new wave, electro-minimal).
21h00/ Palco Alma – ONIRIC (Itália – cabaret/burlesque, chanson).
22h30/ Palco Alma – PARZIVAL (Rússia, Dinamarca – panzer-pop, neoclássico).
00h00/ Palco Corpo – HOLOGRAMS (Suécia – punk, post-punk).
01h30/ Palco Corpo – AESTHETIC PERFECTION (E.U.A. – electro-industrial, synthrock).

30 de agosto:
18h00/ Igreja da Pena – ALLERSEELEN (Áustria – krautfolk, pop-militarista).
19h00/ Igreja da Pena – SHE PAST AWAY (Turquia – new wave, dark wave).
21h00/ Palco Alma – DARKWOOD (Alemanha – neo-folk).
22h30/ Palco Alma – THE LEGENDARY PINK DOTS (Holanda, Inglaterra – folk-psicadélico, electro-trip poética).
00h00/ Palco Corpo – O.CHILDREN (Inglaterra – post-punk, indie-rock).
01h30/ Palco Corpo – HOCICO (México – electro-industrial, aggrotech).

Música e património, uma boa fórmula cultural. Apareça.  •

+ Entremuralhas
© Imagem: Logotipo do Entremuralhas 2014.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.