160 anos de Ramirez / Loja das Conservas

A Loja das Conservas, em Lisboa, é palco das comemorações da história da mais antiga empresa conserveira do mundo.

Entre 6 e 12 de outubro, o n.º130 da rua do Arsenal, em Lisboa, é o anfitrião da centenária empresa portuguesa Ramirez, que prepara uma semana temática com uma mão cheia de iniciativas bem apetitosas. Em cima da mesa estão degustações, harmonizações e show cookings, para comprovar a versatilidade das conservas de peixe na elaboração de irresistíveis petiscos, e uma exposição de fotografias e latas de conservas do espólio museológico da Ramirez patente ao longo dos sete dias.

No alinhamento do programa, a Loja das Conservas recebe, 8 de outubro, pelas 18 horas, “Conservas com história”, uma tertúlia sobre o passado, o presente e o futuro desta indústria, a qual é orientada pelo pofessor José Gameiro, diretor do Museu das Conservas de Portimão (na antiga fábrica da marca La Rose). A 9 de outubro, entre as 19 e as 23 horas a música, as degustações e as harmonizações para os apreciadores de conservas regressam em força à conquista do palato em ambiente de festa. No sábado, dia 11, há um show cooking, marcado para as 11.30 horas, com o chef André Magalhães, da lisboeta Taberna da Rua das Flores, cuja participação, gratuita, requer inscrição prévia através de lojadasconservas@gmail.com ou de maria.manuel@ramirez.pt. Para domingo está agendado outro show cooking para a mesma hora, desta vez com Célio Cruz (do blog Sweet Gula), com participação gratuita, a qual necessita de inscrição prévia para lojadasconservas@gmail.com ou para maria.manuel@ramirez.pt.

Além da exposição de fotografia e latas antigas de conservas, esta semana temática é preenchida por degustações gratuitas ao longo do dia. E porque é aniversário, são apresentados a lata comemorativa dos 160 anos, uma edição limitada criada prlo artista plástico Sérgio Remondes, e os produtos vintage da La Rose – uma marca histórica que a Ramirez adquiriu e relançou no mercado este verão.

A Ramirez, que produz e comercializa, desde o século XIX, 14 marcas de conservas de peixe para todo o mundo abre, assim, o livro de uma história que atravessa três séculos, no qual soma mais um capítulo: A Ramirez 1853. A nova unidade fabril de Matosinhos cuja inauguração está prevista para o início de 2015. •

+ Ramirez