Porque no dia 1 de novembro também é dia de cantar, em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) sobem ao palco as Segue-me à Capela.
São as próximas vozes convidadas d’A Escola da Noite para atuarem, numa noite de música, no TCSB. O concerto é no Dia de Todos os Santos e não se esquiva às particularidades do calendário: “em tempo de finados, cantar aos vivos”. É este o curioso título que as sete vozes, femininas, quiseram dar a este momento.
Prestes a lançar o seu segundo CD (dez anos depois do elogiado álbum com homónimo do grupo), as Segue-me à Capela vão, pela primeira vez, subir ao palco do TCSB para um concerto especial, inspiradas pelo “tempo de finados”, mas dispostas a todos os esconjuros, que o dia merece. O alinhamento inclui algumas das músicas do próximo trabalho discográfico, ao lado de algumas das mais conhecidas canções do reportório do grupo. As sete vozes que actualmente integram as Segue-me à Capela são: Ananda Fernandes, Catarina Moura, Joana Dourado, Mila Bom, Margarida Pinheiro, Maria João Pinheiro e Ana Marques, estará ainda João Balão, na percussão. Para ajudar a espantar os (maus) espíritos, não faltarão uma queimada galega e umas tradicionais “broinhas de finados”, no que promete ser uma grande noite de festa ali para os lados do Pátio da Inquisição… Tem a certeza que vai ficar em casa, na noite de dia 1? Alinhe nesta noite, desta escola.
Segue-me à Capela é um coletivo de sete mulheres que trabalha a música tradicional portuguesa numa perspetiva contemporânea, usando a voz como principal instrumento; a percussão e alguns elementos cénicos reforçam os climas gerados a partir do canto. O grupo existe há 15 anos, realizou vários concertos em Portugal e no estrangeiro, colaborou com diversos artistas em discos e concertos, tendo editado o seu primeiro álbum em 2004. O trabalho foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, que destacou a qualidade dos arranjos vocais, a singularidade e harmonia do conjunto das vozes e a originalidade do grupo no contexto da música tradicional portuguesa. Do seu reportório fazem parte cantares tradicionais recolhidos por Michel Giacometti, José Alberto Sardinha, Ernesto Veiga de Oliveira e pelo GEFAC. O grupo recria os arranjos vocais registados nessas recolhas, acrescentando-lhes novas linhas que conferem aos temas uma imagem diferente sem perder o sabor ancestral das versões originais. “Cantamos à capela… porque gostamos de ouvir os lugares da voz, os silêncios das palavras e a harmonia surpreendente que estas cantigas guardam…”, escrevem as vozes sobre o seu próprio trabalho. O concerto é a 1 de Novembro, sábado, pelas 21h30, e os bilhetes já estão à venda. Até lá! •
+ TCSB
© Fotografia: Ana Martins.