“Electro Sensitive Behaviour” / Perry Blake

Perry Blake não será, para muitos, um desconhecido no universo das sonoridades. Músico, compositor, cantor que volta aos palcos nacionais.

Natural da Irlanda, com influências de Leonard Cohen, Scott Walker… colaborações com Françoise Hardy e Émilie Simon, Perry Blake, desde 1998, data do seu álbum homónimo de estreia, habituou-nos a uma pop folk de voz suave, por vezes, mais melancólica, uma sonoridade que, em dados intervalos, era temperada por um ritmo marcadamente mais pop e menos folk. Era, não porque tenha deixado de o ser para sempre, mas porque Perry Blake traz, na bagagem, um novo álbum que quebra com o que ouviu, até hoje, da pena criativa deste músico. São os novos sons que subirão ao palco.

ESB (Electro Sensitive Behaviour) feat. Perry Blake, assim se apresenta o músico no seu novo trabalho “Modern Love”, escrito e gravado no estúdio de Perry na Irlanda durante passado ano. É um novo personagem, numa nova história musical, etiquetemos assim. Produzido pelo próprio Perry Blake, numa parceria com o seu mais leal companheiro musical, Glenn Garrett, misturado pelo conceituado produtor Graham Murphy – The Suite Production em Dublin, “Modern Love” é muito mais pop, é, indubitavelmente, Electro Pop Retro. Com o primeiro single “Michael Caine” e sonoridades descobertas aos poucos, rápido ficou claro que a sua pop folk está, por agora, guardada. Com “Modern Love” somos conduzidos para uma viagem onde há travos claros do gigante David Bowie, não colagem note-se. Sim um desenhar no estilo próprio de Blake onde as boas influências são bem-vindas e sentidas (ouvir aqui ), um universo tão pop (com momentos que prendem) que primeiro estranha-se, dado estarmos habituados a um outro Blake musical, mas que depois se entranha. ESB feat. Perry Blake é um músico que se reinventa, bem, e que para quem tem no estilo Electro Pop um must, (e não só), é álbum a ter debaixo do ouvido e a deixar-se sentir.

Datas em Portugal 2014, para ouvir, ao vivo “Modern Love”:
21/11 – pelas 22h00 – Salão Brazil, Coimbra.
22/11 – pelas 22h00 – Casa das Artes, Arcos de Valdevez.
E para 2015 haverá para mais alguns concertos na mira. Sons a descobrir. Concertos a ir. Como diria Blake, “Hey let’s go out to dance, it’s time to lose control…”  •

+ Peter Blake
© Fotografia: Peter Blake.