Sebastião Salgado (Minas Gerais – Brasil, 1944), nome grande fotografia mundial, vai regressar a Portugal, no próximo mês abril, com a sua mais recente exposição “Génesis”.
Depois de cidades como Londres, Paris, Nova Iorque, Barcelona, entre tantas outras , a exposição mais que obrigatória, “Génesis”, de Sebastião Salgado, chega finalmente a Lisboa pela mão da Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e a Terra Esplêndida. Depois de 15 anos, Sebastião Salgado, mundialmente reconhecido como um dos melhores e mais aclamados fotógrafos da atualidade, regressa a Lisboa, à Cordoaria Nacional, para apresentar a sua mais recente exposição – “Génesis”. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a exposição é composta por 245 fotografias de grande formato e é uma visão pessoal sobre os últimos redutos, naturais e humanos, de um planeta ameaçado, o nosso, claro. Os “ambientes intocados” retratados em “Génesis” contrastam à primeira vista com os anteriores trabalhos de Sebastião Salgado, mas fazem na realidade o contraponto perfeito com a massificação do trabalho, as migrações e a industrialização globalizada.
“Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus )”. Galápagos. Equador. 2004. © Sebastião Salgado.
“Génesis” estará patente no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional de 9 de Abril a 2 de Agosto de 2015 e a si, apenas temos a dizer que perder a exposição é perder um contato único com o trabalho surpreendente deste imenso fotógrafo brasileiro, incontornável figura do mundo da imagem. O documentário “O Sal da Terra” de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado sobre o fotógrafo Sebastião Salgado (fotografia de destaque é retirada deste mesmo documentário e retrata o fotógrafo) será estreado pela Midas Filmes a 9 de Abril, mais um momento a não perder. “O Sal da Terra” teve estreia mundial no Festival de Cannes, onde recebeu uma Menção Especial do Júri da secção Un Certain Regard. A vida e o trabalho de Sebastião Salgado são-nos revelados pelo filho, Juliano, que o acompanhou nas suas últimas viagens, e por Wim Wenders, também ele fotógrafo, uma visão única, próxima e despida de floreados sobre Sebastião Salgado.
Uma exposição e um documentário a colocar na sua agenda cultural! •
+ Sebastião Salgado
+ Cordoaria Nacional
Partilhe com os seus amigos: