“Infinisterra” é a Ásia contemporânea à luz da arquitetura do passado e do presente. É uma exposição no Museu do Oriente, em Lisboa.
Rússia, Mongólia, China, Nepal, Índia e Sri Lanka, foram os países visitados e explorados por dois jovens arquitectos, numa viagem que durou cinco meses e que foi ao encontro de alguns dos mais míticos e obscuros territórios e arquitecturas do Oriente. Lugares que requerem tempo, para serem descobertos e realmente vividos. Dos milhares de registos realizados ao longo desta viagem, entre desenhos, fotografias, som e vídeo, nasce “Infinisterra”, a exposição que o Museu do Oriente inaugura quinta-feira, 26 de Março.
“Infinisterra” apresenta uma interpretação crítica da experiência, através de, entre outros, três maquetas de grande formato e detalhe, plantas, cortes, painéis fotográficos, uma composição cromática com mais de 800 imagens e uma impressionante instalação com som e vídeo. Uma viagem para quem ainda não teve a oportunidade de ir aos locais, expostos, através do registo destes arquitetos. Na sua produção foram utilizados diferentes métodos e tecnologias, como manipulação de vídeo, áudio e fotografia e modelação digital 3D, a par de técnicas artesanais de escultura e construção de maquetas.
O projecto começou em Março de 2013 e levou Sérgio Andrade e António Duarte ao outro lado do mundo em busca de inspiração e novos conhecimentos, mantendo extensos registos sobre os povos, as culturas e a arquitetura dos vários territórios atravessados. No regresso, juntaram-se a Hugo Branco, Luís Afflalo, Miguel Brito, Nuno Pinheiro e Raul Coelho e deram início a um processo de aprendizagem e experimentação que durou um ano e do qual resultou a forma final desta exposição: objetos híbridos que cruzam arquitetura e arte, reflectindo sobre a Ásia no momento atual de aceleração tecnológica e globalização.
E, daqui, nasceu “Infinisterra”, um estúdio que opera em várias disciplinas artísticas, um think-tank da era digital onde se cruzam mentes de diferentes campos do conhecimento humano, com a arquitetura na base. Patente no Museu do Oriente até 31 de Maio, de 2015.
Uma exposição/viagem a ter de fazer, em Lisboa. •
+ Museu do Oriente
+ Infinisterra
@ Fotografia: Infinisterra.
Partilhe com os seus amigos: