“Messias” de G. F. Haendel / CCVF

A célebre obra de música coral sinfónica ocidental será apresentada,em concerto encenado, pela Orquestra de Guimarães. É tempo de “Messias”, de G. F. Haendel, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

Amanhã, quinta-feira, 02 de abril, às 22h00, o Grande Auditório do CCVF acolhe a Orquestra de Guimarães, sob a batuta do maestro Vítor Matos, que apresenta a emblemática obra “Messias”, de G. F. Haendel, contando com encenação de Marcos Barbosa, diretor artístico do Teatro Oficina. Após a auspiciosa estreia em 2014, a Orquestra de Guimarães apresenta, para a primeira residência artística deste ano, uma obra icónica da música coral sinfónica ocidental: a oratória “Messias”. Com uma abordagem inovadora, a obra será apresentada em versão encenada, assumindo os intérpretes uma posição dinâmica em palco, enfatizando a intensidade dramática e proporcionando uma nova abordagem estética, sensorial e interpretativa à obra. Logo, é a não faltar… já que sexta-feira é feriado e não há desculpas.

A Orquestra de Guimarães, um projeto cultural criado pela Câmara Municipal, apresenta-se como um projeto singular que pretende integrar e potenciar o talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica. Baseado nos fortes laços criados entre a comunidade e as artes performativas, este projeto visa a criação de uma rede artística de excelência, salvaguardando assim dois fatores fundamentais para o sucesso do projeto: a sustentabilidade e a estabilidade. A Orquestra de Guimarães tem como principais objetivos promover a prática orquestral de excelência com objetivos artísticos e programáticos bem delineados, proporcionar o contacto com a prática musical orquestral sinfónica aos jovens com qualidade artística, baseado em fortes princípios afetivos e pedagógicos que permitam o desenvolvimento artístico e interpretativo dos seus intervenientes. Ao mesmo tempo, pretende-se desenvolver a partilha de conhecimentos, amizade e respeito mútuo entre artistas da região. Um projeto a louvar já que não podemos viver sem música e ela nos forma de maneira ímpar.

A tomar nota, a ir nesta Páscoa. •

+ CCVF

Partilhe com os seus amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.