Caminha prepara-se para receber duas das mais excelsas vozes do Fado, Carminho e Carlos do Carmo, numa noite de encontro e partilha entre gerações, que se crê que vá ser inesquecível onde os fadistas irão apresentar-se para dois concertos no Pavilhão Municipal da vila.
A comemorar 50 anos de carreira, Carlos do Carmo foi justamente agraciado com o Grammy Latino para “Lifetime Achievement” no ano passado. Já em 2015 subiu ao palco em Paris e recebeu a Medalha de Vermeil, a mais alta condecoração camarária da cidade. A juntar a estes mais recentes reconhecimentos internacionais há tantos outros e há a certeza de que Carlos do Carmo marcou indelevelmente o rumo do Fado, sendo hoje um dos seus maiores símbolos mostrando sempre uma grande abertura e sensibilidade em cada projecto que abraça. Grande senhor do Fado.
Depois do natural sucesso conquistado por “Alma”, nos dois lados do Atlântico, e de ter chegado ao número 1 do top nacional de vendas espanhol com “Perdóname”, num dueto com Pablo Alborán, Carminho lançou “Canto” em 2014, o seu terceiro disco de originais. “Canto” é um trabalho que vem uma vez mais confirmar que Carminho é, sem dúvida, uma das fadistas mais completas da atualidade, pela sua voz poderosa e pelo seu delicado talento em envolver o fado com sonoridades de outros mundos distintos. As colaborações com Chico Buarque, Marisa Monte, Milton Nascimento, Pablo Alborán, Jaques Morelenbaum, Javier Limón são apenas alguns exemplos que se destacam de um percurso riquíssimo e prometedor. Uma voz obrigatória nas novas vozes do Fado.
Em suma, dia 8 de Agosto, pelas 22h00, em Caminha todos os caminhos vão dar ao Pavilhão Municipal para dois concertos que não pode perder. •
+ Pavilhão Municipal de Caminha
+ Carminho
+ Carlos do Carmo
© Vídeo: Carlos do Carmo e Carminho, “Lisboa Oxalá“.
© Imagem de capa: Carlos do Carmo, do vídeo “Lisboa Oxalá“.
Partilhe com os seus amigos: