Festival de Jazz de Viseu’ 15

No coração da Beira arranca hoje, dia 21 de julho, o ​Festival de Jazz de Viseu.​

Vão ser 25 concertos ao vivo, seis palcos diferentes, duas exposições, 89 músicos envolvidos, 95 vagas em workshops de música, 143 pessoas da comunidade envolvidas na criação de projetos e um projeto de rádio ao vivo. Uma bela soma. Estes são os números que vão rodear a 3.ª edição do Festival de Jazz de Viseu que promete ser mais forte ainda, desde que se estreou em 2013. A terra de Viriato(s) vai andar com Jazz no ar.

Um Grande Palco, no Parque Aquilino Ribeiro, por onde passará o pianista Jason Rebello ao lado da de Joy Rose. O primeiro, trabalhou e tocou durante vários anos ao lado de Sting e acompanha o guitarrista Jeff Beck; a segunda, destaca-se também na colaboração com Sting e obra feita com os Incognito. Ainda de Inglaterra vem, a convite do Coletivo Gira Sol Azul, o trompetista londrino Freddie Gavita, músico residente do célebre Ronnie Scott’s Club, tido como um dos valores emergentes na presente cena musical britânica, trabalhando tanto em jazz como com nomes cimeiros da pop.

De França, chegará o multi-instrumentista Christophe Cravero com o seu mais recente álbum “Elegant Elephant”, em trio. Este pianista, que já tocou um pouco por todo o mundo ao lado de um dos grandes bateristas da história da música norte-americana, Billy Cobham, é um dotado compositor que constantemente passa de um instrumento para o outro nas suas criações, oferecendo ao público uma cascata de universos musicais. O Palco After Hours, no Mercado 2 de maio, mostrará alguns dos melhores e mais importantes nomes da música nacional atual, quer na área do jazz, quer como colaboradores de músicos e grupos nacionais da pop, o rock ou o fado. A saber: Hitchpop (João Guimarães, Miguel Ramos, Marcos Cavaleiro) com o seu primeiro álbum na calha; Bruno Macedo Quarteto (Bruno M., Pedro Neves, Miguel Ângelo, Leandro Leonet) com o seu álbum de estreia “8 mm”, e ainda Evyl (Luís Lapa, Yuri Daniel, Vicky) que brindará ao vibe da música original do viseense Luís Lapa, com três dos mais experientes músicos do nosso país.

Por fim, destaque ainda para um concerto mais intimista com o duo local Azul Espiga no Museu Grão Vasco; a exposição-jogo, desenvolvida por Ana Seia, dedicada à antiga Orquestra Cine Jazz de Viseu, espalhada por nove espaços do centro histórico; música em movimento com os Chinfrim; a Rádio Rossio, com cinco locutores diferentes, emite ao vivo a partir da Praça da República; jam session noite dentro; DJ set com Os Piores DJs do Mundo; um concerto-baile com os Bruce Brothers; diversas e importantes ofertas de formação, e ainda a Viseu JukeBody, obra de arte musical e plástica de cariz itinerante realizada com comunidades locais e fruto da colaboração entre a música Ana Bento e a artista plástica portuense Dona Pata. Como vê, Viseu vai estar em modo contínuo, sempre em movimento.

Ficam as datas e locais dos concertos:
21/07, 22h00 – Azul Espiga, Museu grão Vasco.
22/07, 22h00 – Jam Session, Penedro da Sé.
23/07, 18h30 – Viseu Big Band, Parque Aquilino Ribeiro.
23/07, 22h00 – Colectivo GSA Feat. Freddie Gavita, Parque Aquilino Ribeiro.
23/07, 23h30 – Hitchpop, Mercado 2 de Maio.
24/07, 18h30 – Big Band de Santar, Parque Aquilino Ribeiro.
24/07, 22h00 – Christophe Cravero Trio, Parque Aquilino Ribeiro.
24/07, 23h30 – Bruno Macedo Quarteto, Mercado 2 de Maio.
25/07, 18h30 – Apresentação workshop Jazz, Parque Aquilino Ribeiro.
25/07, 22h00 – Jason Rebello, Parque Aquilino Ribeiro.
25/07, 23h30 – Evyl, Mercado 2 de Maio.
26/07, 16h30 – (concerto baile), Bruce Brothers, Parque Aquilino Ribeiro.

Para consultar o programa completo com todos os eventos, além dos concertos, é clicar aqui . É proibido não vivenciar este Festival, com um programa bem traçado, em Viseu. A ir, até 26 de julho. •

+ Festival de Jazz de Viseu
+ Programa Completo
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.

Partilhe com os seus amigos: