A não-identidade e os códigos gráficos urbanos / Cidadela Art District

“Deprivation” é o título da exposição do artista plástico brasileira Guilherme Augusto Gafi no Exhibition Room, da Cidadela Art District, em Cascais.

O caos visual das cidades assente na não-identidade e nos códigos gráficos que marcam presença no dia a dia de quem frequenta dialética citadina onde, pelo contrário, a qualidade de vida está em permanente debate, são a essência da obra de Guilherme Augusto Gafi, que retrata esses signos e símbolos anónimos. Elementos intervertidos na paisagem onde a especulação imobiliária nos leva, cada vez mais, questionar o valor do espaço nas grandes urbes, sendo este outro dos pontos focados nesta mostra através de instalações, fotografia e vídeo, a partir dos quais o artista brasileiro coloca, frente-a-frente, noção de território e qualidade de vida, dispondo marcas de sinalética em espaços naturais, paisagens protegidas, entre outras impossíveis de habitar fora dos limites urbanos.

Assim, Guilherme Augusto Gafi faz uso de aguarela misturada com materiais menos nobres e efémeros, com o intuito de compor um diálogo entre o equilíbrio e o desequilíbrio da composição subjetiva desses mesmos intervenientes anónimos.

Sobre o artista, Guilherme Augusto Gafi (1986), nasceu em S. Paulo, onde trabalha e reside atualmente, e é licenciado em Artes Plásticas pela FAINC.
Quanto à exposição, “Deprivation”, esta resulta de uma residência artística do artista brasileiro na Cidadela Art District e ficará patente até 31 de agosto. A ir! •

Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District
Cidadela Art District
+ Guilherme Augusto Gafi

Partilhe com os amigos