Quando a obsessão de vida se torna uma luta pela sobrevivência, todos os limites são desafiados para além do inimaginável. Assim é “Evereste”, um surpreendente filme com estreia marcada para 24 de setembro.
Maio de 1996. Doze alpinistas preparam-se para chegar ao cume da montanha mais alta do mundo, o Evereste, com 8.848 metros de altitude – a mesma a que voa um 747 –, cuja imponência é partilhada pelo Tibete e pelo Nepal, protagonizando uma aventura épica que serve de inspiração a Baltasar Kormákur, o realizador do filme com Jason Clarke (“Exterminador: Genisys” e “Planeta dos macacos: A revolta”), Josh Brolin (“Vingadores: A era de Ultron” e “Oldboy: Velho amigo”), Keira Knightley (“Anna Karenina” e “O jogo da imitação”) e Emily Watson (“A teoria de tudo” e “A rapariga que roubava livros”) na categoria de elenco de luxo.
Enquanto a majestosa paisagem toma conta dos nossos olhos numa admiração profunda pela natureza, onde a temperatura média ronda os -36º C (que pode, num ápice, cair para os -60º C), o tempo toma conta dos ponteiros do relógio num compasso de espera entre a vida e a morte, e eis que, de repente, tudo muda. Uma violenta tempestade de neve põe à prova a energia humana perante os elementos mais severos no planeta, dando origem a uma sequência de imagens de cortar a respiração, ao que os alpinistas são forçados a enfrentar obstáculos quase impossíveis lutando pela sobrevivência, elevando ao expoente um dos valores mais preciosos da humanidade — a solidariedade.
“Evereste”, uma longa-metragem escolhida para abrir a 72ª edição do Festival de Cinema de Veneza, e rodado no sopé do Evereste, no Nepal, nos Alpes italianos, na Cinecittà Studios, em Roma, e na Pinewood Studios, no Reino Unido, tem estreia marcada para 24 de setembro, nos Cinemas em IMAX® 3D e Digital 2D & 3D.
Um filme que vale mesmo a pena ver. •
+ NOS
Partilhe com os amigos: