Mostra Espanha 2015 / TAGV

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) prepara-se para acolher a edição 2015 da Mostra Espanha. Esta que é a 4.ª edição do evento bienal que traz a cultura espanhola a 13 cidades portuguesas, de norte a sul de Portugal: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Évora, Cascais, Palmela, Braga, Beja, Valença, Viana do Castelo, Faro e Óbidos.

O TAGV, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Espanha, apresenta três novos eventos para colocar na sua agenda cultural:
08/10, às 21h30, a estreia da peça de teatro “INSTANTÂNEAS” com encenação de Amador Aranda, numa produção do Teatro Nova Europa (PT). Antonio Cremades (autor do texto) confronta-nos com a história da relação entre duas pessoas que se aproximam e afastam de acordo com os seus diferentes pontos de vista sobre a vida. Antonio Cremades (ES). dramaturgo espanhol, com uma obra onde constam já mais de 20 peças de teatro, com as quais venceu vários prémios, designadamente o Prémio Calderón de la Barca.
14/10, a estreia do espetáculo “HABRÁS DE IR A LA GUERRA QUE EMPIEZA HOY” com texto e direção de Pablo Fidalgo Lareo, atualmente a viver em Lisboa, é escritor e encenador. Tem percorrido vários países com o seu trabalho: Espanha, Portugal, Itália, Polónia, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Participou no projeto PANOS 2015 – palcos novos palavras novas, um projeto da Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres. Pablo Fidalgo Lareo dirige o projeto MARCO Escena em Vigo e é diretor artístico do Festival Escenas do Cambio, em Santiago de Compostela.
07/12 a 09/12, decorrerá uma OFICINA DE ESCRITA com Guillermo Heras sobre as dramaturgias iberoamericanas atuais em Coimbra, uma aventura cénica para abrir e consolidar pontes de comunicação e integração cénica entre os dois países ibéricos. A oficina, que acontece ainda em Viana do Castelo, é uma organização conjunta entre o Teatro Académico de Gil Vicente e Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O formador Guillermo Heras é professor da Universidade Complutense de Madrid, ator e dramaturgo, trabalhou textos de Koltés, Pasolini, Nieva, Del Amo, Lorca, Shakespeare, Berkoff, Belbel, Mayorga, Ares, Rodrigo García, Sirera, Brecht, J. R. Fernández, Magua, Moreira da Silva, Bergamín, Sarah Kane, Durringer, Calderón. Atualmente é diretor da Mostra de Teatro Espanhol de Autores Contemporâneos. Recebeu o Prémio Nacional de Teatro em 1994 e o Prémio Lorca de Teatro em 1997. Dirigiu, em Viana do Castelo, “Cartas de Amor a Stalin” de Juan Mayorga, autor com que tem trabalhado regularmente nomeadamente na América do Sul. Participou em 2014 com os Artistas Unidos no espetáculo “A Modéstia de Rafael Spregelburd”, e encenação de Amândio Pinheiro (Teatro da Politécnica). A oficina “TEXTO Y REPRESENTACIÓN EN EL TEATRO ACTUAL IBEROAMERICANO” tem uma duração de quatro horas diárias e as inscrições são limitadas a 40 participantes (producao@tagv.uc.pt).

Em Coimbra, a Mostra Espanha 2015 decorrerá ainda em outros espaços da cidade, em parceria com o CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e a Universidade de Coimbra. A Mostra Espanha 2015 tem início, em Lisboa, a 14 de setembro com a exposição da pintura A Sagrada Família com Santa Ana de El Greco, no Museu Nacional de Arte Antiga. Voltaremos a falar da Mostra por aqui, em mundos Mutantes. Até lá, tome já nota destes eventos no TAGV, em Coimbra. •

+ TAGV

Partilhe com os seus amigos: