Em concerto: Vetusta Morla / Casa da Música

A banda de maior sucesso do rock alternativo, em Espanha, estreia-se em Portugal, este outono, com um concerto único integrado na sua tour mundial: Vetusta Morla, por cá.

No próximo dia 9 de outubro, na Casa da Música, no Porto, sobem ao palco sonoridades de Espanha. O concerto, integrado na digressão mundial de “La Deriva” – o terceiro disco dos Vetusta Morla do qual faz parte “Fuego”, a canção do ano segundo a crítica –, traz ao Porto a banda que em apenas seis anos conquistou Espanha e a América Latina, e terras lusas, certamente. Independentes artística e comercialmente, são uma referência do do-it-yourself (DIY) e ao vivo têm vindo a conquistar com uma energia e emoção, esgotando com antecedência as salas por onde passam (não se demore a adquirir o seu bilhete).

Oriundos de Tres Cantos, a norte de Madrid, os Vetusta Morla juntaram-se no final dos anos 1990, mas só editaram o primeiro disco em 2008. “Un Día En El Mundo” – que saiu em edição de autor – foi Disco de Platina por vendas superiores a 40 mil exemplares, conquistando não só o público mas também a crítica especializada. Em 2011 lançaram “Mapas”, trabalho que veio confirmar o talento do sexteto. Disco de Ouro, valeu-lhes o prémio da Rolling Stone para melhor digressão em 2012, ano em que deram mais de 100 concertos.

Em 2014 saiu “La Deriva” que entrou directamente para o primeiro lugar dos discos mais vendidos e tem contado com lotações esgotadas nas apresentações ao vivo em Espanha mas também no México, Argentina e Colômbia. Vencedores de sete prémios da música independentes – melhor artista, álbum, canção “Fuego”, melhores ao vivo, melhor produção, fotografia e design –, os Vetusta Morla têm demostrado consistência e conquistam com a energia e emoção que empregam em tudo o que fazem. Os Vetusta Morla são uma banda de rock, mas não soam como tal.

O sexteto Vetusta Morla é constituído por: Pucho (voz), Juan Manuel Latorre (guitarra), Guillermo Galván (guitarra), Álvaro B. Baglietto (baixo), David García “el Indio” (bateria) e Jorge González (percussão). Coloque na sua agenda e conheça ao vivo o rock alternativo espanhol, aclamado e afirmado no panorama musical.

Sons de Espanha, na Casa da Música. •

Vetusta Morla
© Vídeo I: Vetusta Morla, “Fuego”.
© Vídeo II: Vetusta Morla, “Cuarteles de Invierno”.
© Fotografia: Vetusta Morla.

Partilhe com os seus amigos: