A tragédia optimista, do russo Vsevolod Vichnievski, com encenação de Rodrigo Francisco, estreia na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada. Uma produção da Companhia de Teatro de Almada e transporta o espectador para o contexto da Revolução de Outubro de 1917.
“Em plena guerra civil russa, a tripulação anarquista de um navio que combatera na I Grande Guerra recebe um comissário bolchevique, que tem como missão mobilizá-la para a luta contra os brancos. O comissário é, surpreendentemente, uma mulher, que muito rapidamente tem de impor-se. Segue-se um intenso debate ideológico, no qual se discutem os valores e os ideais da Revolução. E, pouco a pouco, da antiga tripulação anarquista começa a surgir um verdadeiro colectivo. Não satisfeito com o carácter revolucionário e subversivo da peça, Vichnievski quis destacar ainda o papel fundamental das mulheres num dos episódios mais marcantes da história. Larissa Reissner – a primeira mulher a chegar a comissária no seio do exército Vermelho –, serviu de inspiração para a protagonista“. Eis a suma do que vai poder assistir em palco, se a obra de Vsevolod Vichnievski for, ainda, desconhecida para si.
Vsevolod Vichnievski (1900-1951) foi um dramaturgo e escritor russo que celebrou a revolução russa na sua obra escrita. Para além da sua reconhecida carreira literária, também se distinguiu como militar, tendo participado, e.g., no cerco de Leninegrado e foi correspondente de guerra para o jornal Pravda. “A tragédia optimista” é a sua obra mais aclamada, tendo sido levada à cena por Alexander Tairov, em 1933, e adaptada para cinema por Samson Samsonov, em 1963. Em França, esta obra suscitou o interesse de encenadores como Bernard Sobel, Clément Harari ou Jean Jourdheuil. Na Alemanha, a peça foi montada pelo Berliner Ensemble, na década de 60, e pela Schaubühne de Peter Stein, em 1972. Uma peça que corre mundo, que desperta o interesse de muitos e que agora chega até si, em Almada.
Em palco vai encontrar: Adriano Carvalho, Ana Cris, André Albuquerque, André Pardal, Carlos Fartura, Carlos Pereira, Carlota Alves, João Tempera, José Redondo, Manuel Mendonça, Marco Trindade, Marinus Luyks, Miguel Eloy, Miguel Martins, Pedro Lima, Rui Dionísio e os estagiários do curso de Teatro da Escola Secundária Anselmo de Andrade, Ana Lameiras, Ana Rabanal, Andreia Borralho, Andreia Cubal, Ângelo Alves, Cristiana Correia, Daniela João, David Cardoso, Débora Lopes, Elias Nazaré, Gabriela Lobato, Inês Pereira, Joana Castanheira, João Correia, João Fernandes, Luís Geraldes, Manuel Costa, Nuno Carmo, Rafaela Velez, Rúben Fernandes, Rui Pedro, Sofia Conceição, Tatiana Santos, Victor Valente e com as amigas Elena Probst, Olga Shmid e Valentina Naumyuk. Um leque vasto de atores, para uma obra a descobrir.
A peça estreia na sexta-feira dia 04 de dezembro, pelas 21h30, e estará em cena até dia 13 de dezembro. Regressa aos palcos, no TMJB, de 13 a 31 de janeiro de 2016. Vá ao teatro, em Almada. •
+ TMJB
© Fotografia: TMJB.
Partilhe com os amigos: