Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) soma e segue bem, no seu já muito reconhecido percurso. Agora, é tempo de residência no afamado Blue Note, em Nova Iorque.
A música da Orquestra Jazz de Matosinhos regressa aos Estados Unidos da América para uma residência de uma semana no mítico club Blue Note, de Nova Iorque, onde vai partilhar o palco com o guitarrista (e já comparsa de trabalho) Kurt Rosenwinkel. Nove anos depois de se ter estreado ao vivo nos E.U.A., no Carnegie Hall, a convite do JVC Jazz Festival, com Lee Konitz e Ohad Talmor, a OJM volta à Big Apple para duas actuações diárias de 17 a 22 de Maio; um merecido reconhecimento de quem tem pautado por interpretações de excelência.
Parceiros de longa data, a OJM e Kurt Rosenwinkel editaram em 2010 “Our Secret World”, trabalho que conta com arranjos inéditos para big band dos diretores da orquestra – Pedro Guedes e Carlos Azevedo – e do saxofonista Ohad Talmor. “Zhivago”, “Our Secret World”, “Secret of the Old”, “Turns”, “Use of Light”, “The Cloister” e “Path of the Heart” são algumas das músicas que serão apresentadas ao vivo no Blue Note.
Esta viagem é mais um sinal da forte aposta que a Orquestra Jazz de Matosinhos está a fazer na internacionalização da sua música e dos seus músicos, e do seu reconhecimento além fronteiras. Depois de ter começado o ano com um concerto na Konzerthaus de Viena, a OJM vai ainda a Belgrado e a Barcelona no último trimestre de 2016. Portugal continua, no entanto, a ser o principal palco da big band dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo, e são muitas as novidades para este ano. À parceria com novos talentos do Jazz nacional e aos já consagrados músicos internacionais, mantém-se o intercâmbio com vozes de outros universos musicais. Sérgio Godinho é o senhor que se segue com um concerto na Casa da Música, dia 19 de Junho, onde, juntos, a OJM e o cantautor vão rever algumas das mais marcantes músicas do vasto repertório de Sérgio Godinho.
Uma Orquestra de valor indiscutível, com um percurso e intercâmbios notáveis. Se estiver por Nova Iorque em maio, não deixe de ir a um concerto da OJM. Se, em junho, andar pelo Porto, é mais um concerto para colocar em agenda. Bons sons. •
+ OJM
+ Blue Note
© Fotografia: OJM.
Partilhe com os amigos: