Vem por aí: Joana Machado

Depois de um “Song Form” (2013) – onde contou com nomes como Mário Laginha, Matt Renzi ou Alexandre Frazão – e de “Blame it on my Youth” (2014) – onde pode ouvir, e.g., o contrabaixo de Bernardo Moreira – Joana Machado prepara o seu desejado regresso.

Baby Let’s Get Close” é o novo single – ouvir aqui – de uma das mais originais e sofisticadas cantoras e compositoras vimos nascer e crescer nos últimos anos. “Oh my, oh my…“, com a sua voz – instrumento que Joana eleva aos agudos e desce aos graves numa surpreendente e aparente ligeireza – a que junta uma interpretação única, Joana Machado dá-nos um jazz, temperado com um pouco electrónica, uma soul que vagueia (seguríssima) nas ondas da voz, uma bateria que nos quer fazer sentir os laivos de rock e até há, sim, umas linhas que nos faz mexer ao ritmo R&B. Joana Machado não desilude.

Com quatro álbuns editados – e um novo anunciado para este ano – Joana Machado dá-nos um tema novo, perfeito para começar a primavera, “onde continua a fazer do jazz o playground perfeito para nele jogar todas as suas influências que vão da soul ao rock, levando-a a continuar a construir uma sonoridade única, difícil de catalogar“. Joana carrega na sua sonoridade vários temperos que a tornam assim, singular e a ter de ouvir.

E assim se começa primeira semana da primavera, na música, com novos sons e ainda o relembrar de músicas mais antigas (vídeo). A ouvir e reouvir, enquanto o novo álbum não começa a tocar. •

+ Joana Machado
© Fotografia (pormenor): Joana Machado.

Partilhe com os amigos: