Abril, que hoje começa, é o mês do regresso de Josephine Foster a Portugal, desta vez em mini-digressão pelo país, com vários concertos para colocar na sua agenda.
A cantora norte-americana começa a 9 de abril, em Braga e termina, a mini-digressão, a 16 de abril em Coimbra. Pelo meio, marcará presença em Vila Real, Lisboa, Ourém e Porto. Como sempre, chega acompanhada por Victor Herrero (na guitarra portuguesa) e Gyða Valtýsdóttir (no violoncelo).
Na bagagem, “No More Lamps in the Morning”. Mais que um novo disco, “No More Lamps in the Morning” é um ponto de balanço da carreira de Josephine Foster, num retrabalhadar e repensar de composições com novos arranjos que procuram simplificar formas e aperfeiçoar finais. Na repescagem de músicas já editadas vai encontrar composições de álbuns como “I’m a Dreamer” (2013), ou “This Coming Gladness” (2008), mas também do seu icónico e importante duo “Born Heller”, com que se apresentou em 2004, na editora Locust, na companhia de Jason Ajemian.
Josephine Foster tem tido uma espécie de estrela cadente que lhe vai indicando um percurso inesperado, “mas sempre coerente com a sua curiosidade musical: pela inevitável folk e blues primitivos norte-americanos, pelas Lieder germânicas do século XIX, passando pelas Canciones Populares de Federico García Lorca, ou falando com as palavras de Rudyard Kipling ou James Joyce. E também por Portugal, através da vibrante e melancólica guitarra portuguesa, com que o seu marido Victor Herrero a acompanha, sozinho ou com a sua banda, desde há uns anos“. Josephine Foster traz um mundo com ela, sem tempo, e estas são as noites em que vai poder descobrir esta cantora:
09/04 – Ciclo gnration, Salão Nobre do Museu dos Biscainhos, Braga.
10/04 – Ciclo Pássaro, Vila Real.
12/04 – Teatro Maria Matos, Lisboa.
13/04 – Torreão Medieval do Castelo de Ourém, Ourém.
15/04 – Cinema Passos Manuel, Porto.
16/04 – Convento de São Francisco, Coimbra.
Concertos a tomar nota. Música a ouvir. •
+ Josephine Foster
© Fotografia: Josephine Foster por Trafal.
Partilhe com os amigos: