Afinal, qual é a próxima grande tendência?

Já são muitas as décadas em que um infindável número de destilados ocupam lugares, ora anónimos, ora reconhecidos, mas muitos aguardam sempre pela próxima linha de orientação no universo das bebidas. Porém, os Portuguese Dandys não têm dúvidas.

Talvez porque a palavra “tendência” esteja na moda, os Portuguese Dandys, movimento que completou o primeiro aniversário em janeiro deste ano, foram atrás dela e elegeram um novo cocktail, que combina whisky com a famosa ginger ale, da Schweppes, de modo a tornar o primeiro mais suave.

Mas vamos por partes. O whisky – ou wiskey – é uma bebida alcoólica destilada de grãos de cereais – trigo, cevada, centeio – sendo, a maioria, resultante de blends, isto é, da destilação de mais do que uma espécie de cereais; depois há o whisky de malte, feito a partir de cevada maltada e muitos apreciados pelos amantes desta bebida. Por sua vez, o envelhecimento é feito em barricas de carvalho já usadas, prática que surgiu na Grã-Bretanha, no século XIX, apesar dos mais conhecidos ser, particularmente, os escoceses e os norte-americanos.

Já o ginger ale converte-se no mote de reinventar o tradicional, com o intuito de dar azo a um cocktail em que a referida bebida destilada é combinada com a frescura e o picante do ginger ale, para as noites de estio que aguardamos a todo o momento.

Partilhemos a receita, para desfrutar com serenidade esta nova tendência em casa:
1. Encha um copo com muito gelo;
2. Sirva 50 ml de whisky Haigh Club (produzido a partir de grãos de cereais não maltados e fabricado na mais antiga destilaria de whisky de grãos da Escócia);
3. Acrescente um twist de laranja;
4. Preencha o copo com o ginger ale.

E, afinal, qual a relação entre o whisky e o clube português composto por 13 homens que desfrutam de um estilo… dandy? Pois bem, a intenção é a mesma: Reinventar o tradicional. A prova aconteceu no Purista, no Chiado, em Lisboa, onde o whisky ginger ale se traduziu numa nova forma de celebrar a bebida destilada. Talvez seja esta uma forma de beber whisky com o mesmo estilo de um dandy cujo denominador comum passa pela forma de vestir – e de calçar – e não é à toa que todos possuem ocupações que vão da moda à música, sendo a elegância o principal ponto de partida para quem fazer um fato à medida é uma arte.

Tiago Rodrigues, bartender e representante da Diageo Reserve

De volta ao bar, bebemos um copo? •

Legenda da foto de entrada: Os Portuguese Dandys
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: