Fim-de-semana no TCSB

A Escola da Noite recebe este fim-de-semana, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), a Companhia de Teatro de Braga com uma peça de um autor que lhe é muito caro: “No alvo”, de Thomas Bernhard.

“No alvo” (“Am Ziel”, no original), foi escrita e apresentada pela primeira vez em 1981. Mãe e filha fazem a habitual viagem de verão para uma casa junto ao mar. Desta vez, levam consigo um jovem dramaturgo, através do qual a mãe, viúva de um bem-sucedido industrial, procura encontrar um sentido para o seu passado. A par do marido, recorda também o filho que morreu ainda bebé, e que não suportaria que fosse “conspurcado pela imundície das outras pessoas. Uma imundície que prolifera em tudo, no teatro, nos operários, na fábrica…”.

Thomas Bernhard (1931-1989), austríaco, é considerado um dos autores de língua alemã mais importantes da segunda metade do século XX. Conhecido pelo seu registo irónico e mordaz e sempre envolto em polémica, manteve uma relação de amor/ódio com o seu país e deixou expressa em testamento a proibição de que as suas obras fossem apresentadas na Áustria. Num dos seus últimos trabalhos – “A Praça dos Heróis”, de 1988 -, por exemplo, denuncia o forte sentimento anti-semita que subsistia no país, 40 anos depois do fim da II Guerra Mundial.

Em 1994, A Escola da Noite estreou em Montemor-o-Velho o espetáculo “Bonhard”, construído a partir do conto “O Boné”, escrito por Bernhard. Era interpretado por Sílvia Brito, a actriz que, 22 anos depois, interpreta agora o papel principal nesta produção da Companhia de Teatro de Braga, dirigida por Rui Madeira. O espetáculo conta com a tradução de Anabela Mendes, que escreve sobre o texto de Bernhard: “‘No Alvo’ oferece-nos um leque de perspectivas de encontros falhados, de vidas que se cruzam tão só ou quase para que exista um jogo, o jogo da linguagem, em que Escritor, Mãe e Filha se exorcizam num fundo de declínio civilizacional que espelha o que são e não são capazes de fazer aquelas personagens em busca, diríamos, de mínimas vitórias pessoais agilizadas por tudo aquilo que não conseguem fazer.

“No Alvo” está em cena hoje e amanhã, 24 e 25 de junho, sexta e sábado, num fim-de-semana particularmente animado no Pátio da Inquisição… Passe por lá e descobrirá o porquê. A ir, em Coimbra. •

+ TCSB
© Fotografia: Companhia de Teatro de Braga.

Partilhe com os amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.