Quase a irmos gozar uma merecida pausa natalícia, deixamos aqui TelmaDA® – uma marca portuguesa que alia o design contemporâneo à joalharia baseando a sua abordagem em conceitos arquitectónicos.
Uma estreia no segmento único e exclusivo da joalharia nacional, mas que se afirma como puro design. Com Telma nasce de um conceito diferenciador com uma linguagem inovadora, utilizando maioritariamente materiais alternativos, de origem industrial e associados à construção civil. A principal inspiração está, assim, na arquitetura, nas suas expressões volumétricas e assimetrias, com cheios e vazios, aliando portabilidade e usabilidade à constante procura de novas soluções estéticas. Todas as peças são exclusivas e feitas à mão, únicas ou em séries limitadas. Portanto, produtos exclusivos. E não, não é uma marca novata. Em 2014, a mesma obteve a primeira distinção nacional, ao vencer a competição POP’s (Projectos Originais Portugueses), promovida pela Fundação de Serralves.
TelmaDA® produz peças únicas ou de série limitada que pretendem reflectir a mulher contemporânea urbana, que gosta e faz questão em ser diferente. Não querendo ser só joalharia, procura explorar outras valências do design, buscando matérias visualmente impactantes e originais, com cunho pessoal, único e distinto. Os colares de face reversível e reguláveis à altura são um dos modelos statement. O objetivo é a valorização, através do design, de materiais não nobres e pouco convencionais, mas também o reaproveitamento de desperdícios industriais.
A principal matéria-prima da marca é o laminado de alta pressão (tecnicamente também designado HPL ou termolaminado), um elemento de construção civil produzido a partir de resinas e aplicado, originalmente, em pisos e paredes. Resistente mas extremamente leve, trata-se de um elemento diferenciador, que permite acrescentar às peças da marca a sensação de robustez, sem perder a portabilidade. Nas coleções de jóias pode já ver a IN, a MODULE, a FUSION.
Telma Ferreira, a criativa que dá rosto e formas à marca TelmaDA®, nasceu em 1981, no Porto, e formou-se em Arquitectura na ESAP (Escola Artística do Porto) e FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto). A ideia de cruzar arquitectura com a joalharia surgiu quando esteve em Roma, a trabalhar no Studio Fuksas, ao abrigo de uma bolsa da Inov Art. De volta ao Porto, desenhou a sua primeira colecção, ‘IN’, vencedora do Prémio POP’s em 2014. “A minha mãe conta que eu com 4 anos transformei uma caixa de ovos de plástico em carteira. Que me preocupei apenas em colocar umas alças para poder usar, em que ficando satisfeita com a minha criação coloquei uma moeda e um lenço no interior – e assim se fez cumprir a função do objecto”. De pequenino…

© A criativa Telma Ferreira
Uma marca a conhecer e a ter. •