Na música, já começámos, há muito, a falar do ano que se segue. Hoje, abra a sua agenda no mês de janeiro para tomar nota da franco-israelita Yaël Naïm que tem passagem agendada por Portugal para apresentar “Older”, o seu mais recente trabalho de originais.
NOTA: Artigo atualização com a divulgação do espaço de concerto em Coimbra. Ver no final deste artigo.
A Yaël Naïm é uma artista especial, camaleónica, com um pé controlador na pop, mas com uma gramática jazz muito própria. Por duas vezes vencedora dos prémios Victoires de la Musiques, os equivalentes aos Grammys americanos e aos Brit Awards britânicos, Yaël Naïm é conotada pelo New York Times como tendo “uma prestigiada carreira artística”. Nascida em Paris, filha de imigrantes judeus sefarditas tunisianos, foi em Israel que passou a sua juventude tendo ingressado o exército israelita como solista da Orquestra da Força Aérea (o serviço militar é obrigatório para ambos os sexos em Israel) tendo aos 21 anos se estabelecido novamente em Paris. Há oito anos precisamente, Steve Jobs escolhia “New Soul” para um comercial da Apple alterando para sempre o curso da carreira de Yaël Naïm, a qual apelidou de “milagre”.
Em 2017, na sua bagagem musical, traz “Older”, o seu terceiro álbum, composto e produzido com o seu companheiro e músico David Donatien e misturado por Michael Brauer (Coldplay, Grizzly Bear),que espelha uma nova fase determinante na sua existência onde a vida, a morte e as transformações que se dão entre estes são evidentes. Num momento de maior intimidade, Yaël explica que a morte da sua avó e o nascimento da sua filha foram marcantes e que todo o processo de composição foi feito em dois estúdios diferentes, ambos em sua casa, para que ela e David conseguissem ter o espaço necessários para compor sem que o processo criativo de cada um fosse interrompido.
A faixa “Coward”, do álbum “Older”, com vídeo realizado pelo músico Paul Van Haver mais conhecido pelo nome artístico STROMAE (o primeiro vídeo realizado pelo artista) é uma das músicas mais intensas da sua carreira… Se ainda não ouviu, é o vídeo acima e vai ouvir, pelo menos, duas vezes seguidas. Yaël Naïm convidou Stromae para realizar este vídeo após ter lido que “Coward” o fazia chorar. Um dos álbuns do ano de 2016 abre a programação em janeiro nas salas de espetáculo do Theatro Circo e de um espaço a anunciar em Coimbra, em duas datas protagonizadas por Yaël Naïm (piano e voz), David Donatien (bateria) e Daniel Roméo (baixo).
Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2017, Yaël Naïm visita Portugal oito anos após o seu último espetáculo em terras lusitanas. Será primeiro em Coimbra no Convento de São Francisco e na noite seguinte no Theatro Circo em Braga. Dois concertos obrigatórios, a não perder. •



