Cristina Branco / Conservatório

Para começar esta quarta-feira dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, falamos da voz de uma das mulheres que já é parte incontornável da história contemporânea do fado: Cristina Branco. Falamos das Quintas do Conservatório, em Coimbra.

Cristina Branco é sinónimo de sofisticação. Dentro de uma área de fortes raízes, conservadoras e tradicionalistas, como é o caso do fado, Cristina Branco apresenta sempre uma alternativa alicerçada no profundo conhecimento dos poetas e poemas que interpreta, em compositores requintados e em músicos de excelência que transpõem uma aura única ao vivo.

“Menina” é o título do seu novo trabalho com temas originais de autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes. Um disco de novas abordagens, de novos compositores de várias latitudes da música portuguesa como os já referidos, mas também como Peixe e Nuno Prata (Ornatos Violeta), Pedro da Silva Martins e Luís Martins (Deolinda), Jorge Cruz (Diabo na Cruz), Luís Severo (Cão da Morte), um fado tradicional (com texto de Amália), e textos de Ana Bacalhau (Deolinda) e Kalaf (Buraka Som Sistema). Tão universal quanto fiel às raízes, assim será o concerto de apresentação de “Menina”.

As Quintas do Conservatório prometem música e animação, com uma oferta plural e programação diversificada, em duas temporadas: Sagração da Primavera nos meses de março, abril, maio; Cores de Outono nos meses de outubro, novembro e dezembro. O convite renova-se sempre às quintas-feiras.

Por Coimbra, o concerto é já nesta quinta-feira, dia 09 de março pelas 21h30, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.  A ir. •

Cristina Branco
Conservatório de Música de Coimbra
A2C2
Quintas do Conservatório
Conservatório na Mutante
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .