Quando um shopping ganha todas as atenções no nosso mundo Mutante, é porque algo de imperdível, nas artes, por lá se passa ou passará. Atenção virada para o Centro Colombo, em Lisboa, para a 7.ª Edição de “A Arte chegou ao Colombo”.
No âmbito do projeto “A Arte chegou ao Colombo”, e dando continuidade a um conjunto de iniciativas de homenagem que se iniciará no país, a partir de 04 abril, o Centro Colombo escolheu, para assinalar mais uma edição desta iniciativa cultural, um nome maior, diríamos imensurável, da arte contemporânea: Paula Rego, um talento reconhecido internacionalmente pela riqueza e notoriedade artística e cujos trabalhos irão surpreender, a partir de 27 de junho, todos aqueles que visitarem o C. Colombo.
Tendo iniciado este projeto cultural com artistas nacionais, o C. Colombo volta, em 2017, a apostar num nome nacional conhecido do grande público, trazendo assim – e pela primeira vez – o trabalho de uma das mais aclamadas artistas portuguesas da contemporaneidade, naturalmente admirada por tantos, a um espaço que é acessível a todos – não terá desculpa para dizer que nunca viu uma obra de Paula Rego ao vivo. Será uma exposição dedicada às “Estórias” e “Contos” que tantos nos encantam de Paula Rego que marcaram a sua vida e o seu percurso artístico, em que uma das obras mais significativas da artista – “Fada Azul e Pinóquio” – será dada a conhecer, em exclusivo, na mostra que o C. Colombo terá patente ao público, a partir de junho. Esta Exposição conta com o apoio da Casa das Histórias Paula Rego e da Fundação D. Luís I.
Do conjunto de iniciativas que prestam homenagem à artista fazem parte a antestreia de um documentário (obrigatório ver) sobre a sua vida – “Paula Rego, Histórias & Segredos” – no dia 04 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, realizado pelo filho, Nick Willing. Este filme, distribuído em Portugal pela Midas Filmes, irá estrear a 06 de abril em Lisboa, Porto e Cascais e será apresentado, no dia 08 de abril – em simultâneo e à mesma hora – em mais de 12 cidades e cinemas do país, incluindo o Museu Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Absolutamente, a não perder.
Além da estreia deste filme que retrata a vida da artista, será inaugurada, no dia 07 de abril na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, uma exposição com cerca de 80 obras, entre as quais pinturas e desenhos, da autoria da artista e do seu marido, Victor Willing. Trata-se de uma exposição de caráter biográfico e intimista, em que muitas das obras serão apresentadas, publicamente, pela primeira vez em Portugal. Com curadoria de Nick Willing e Catarina Alfaro, esta mostra – “Paula Rego, Histórias & Segredos” – irá estar patente ao público até 17 de setembro.
A iniciativa “A Arte chegou ao Colombo” foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais – Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro. Seguiram-se depois o MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a Exposição “Andy Warhol – Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool” da artista norte-americana Jen Lewin (2014) e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015). No ano passado, a iniciativa recebeu a Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars”.
Deixe-se perder no imenso universo superlativo e ímpar de Paula Rego, sobre quem, em tempos aqui, nos perdemos em palavras. A ir, ao Colombo (até 27 de setembro). A ver, o documentário. A visitar, a Casa das Histórias. •
+ Colombo
© Paula Rego endireita a Ninfa D’Água na reserva da Casa das Histórias, por Carlos Pombo.
Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .