Uma constelação de renomados arquitetos e um trampolim para jovens talentos. É assim a coleção Primavera/Verão 2017 da Alessi que apresenta uma grande variedade de projetos, cimentando a sua reputação como empresa que alimenta jovens talentos, a aliança a nomes já afirmados e uma nova colecção que destaca, uma vez mais, o papel do laboratório de investigação da Alessi no campo das artes aplicadas.
Um grupo de arquitetos e jovens designers iluminam esta última coleção. A saber: Sakura Adachi, Ben van Berkel / UNStudio, BGR (Manuela Busetti, Andrea Garuti e Matteo Redaelli), Michel BSakura Adachi, Ben van Berkel/UNStudio, BGR (Manuela Busetti, Andrea Garuti and Matteo Redaelli), Michel Boucquillon and Donia Maaoui, Adam Cornish, Michele De Lucchi, Naoto Fukasawa, Doriana and Massimiliano Fuksas, Stefano Giovannoni, Adam Goodrum, Frederic Gooris, Zaha Hadid, Giulio Iacchetti, Daniel Libeskind, Miriam Mirri, Gabriele Rosa, Valerio Sommella, Titus Wybenga. Um leque de peso, dos quais elegemos, hoje, alguns destaques pois… seria impossível revelar-vos toda a coleção de uma vez só.

“Lovely Breeze”
Muitos dos itens apresentados são criados a partir de aço inoxidável, na fábrica da Alessi em Crusinallo di Omegna. Além deste material – trabalhado com excelência pela Alessi – a nova coleção aventura-se em metais anteriormente inexplorados, incluindo titânio, bem como um retorno do plástico. Juntamente com a nova coleção, está “Forma” Grater (ralador), o último produto desenhado para Alessi pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, antes de sua morte, em março de 2016. Como muitas das suas obras na arquitetura, este ralador é inspirado nas formas naturais que foram suavizadas, ao longo do tempo, pela água e pelo vento. Uma composição de dois elementos – uma base escultural preta com um ralador de aço inoxidável polido – “Forma” tem uma forma ergonómica pensada para caber confortavelmente na palma da sua mão. Extremamente fácil de manusear, a sua superfície metálica também apresenta um padrão de furo único. “Forma” representa perfeitamente o projeto visionário do Prémio Pritzker 2004, que absorveu ideias das artes visuais e as transformou em pequenas obras de arquitetura de mesa.

“Colombina Fish”
“Lovely Breeze” é o primeiro projeto para Alessi por Sakura Adachi. O designer de origem japonesa surpreendeu propondo uma nova tipologia: a “Rocking bowl”. O projeto é uma combinação bem sucedida de manufactura e uma abordagem conceptual para a ideia de forma-função que levou a uma solução de “economia de espaço“. Horizontalmente, “Lovely Breeze” é um recipiente em aço inoxidável para fruta, chocolates e doces, e pode ser usado como uma peça central ou colocado no balcão da cozinha. Quando não está em uso, um peso na base gentilmente o eleva e mantém a peça na vertical. Perfeito…
A série “Colombina Fish”, desenhada por Doriana e Massimiliano Fuksas em 2015, é completada com uma faca e uma saleiro em forma de peixe “Oyster”. Desenvolvido consultando o especialista em gastronomia, Alberto Gozzi, e concebido para preparar, servir e desfrutar pratos de peixe, “Colombina Fish”.
“Pulcina”
Introduzida pela primeira vez em 2015, a máquina de café espresso “Pulcina” de Michele De Lucchi é um projeto revolucionário que combina a tecnologia desenvolvida pela illycaffè e a expertise em design da Alessi. Sendo já um ícone de design contemporâneo, “Pulcina” estará disponível numa nova versão com uma base compatível com todas as fontes de calor, incluindo placas de indução. A versão paras seis chávenas também é fornecida com um filtro duplo para fazer café estilo americano, além do apreciado expresso.

“Bark”
A peça “Bark” de 2015 marcou a estreia de Michel Boucquillon e Donia Maaoui no mundo Alessi. A dupla belga de arquitetos adicionou a um universo já existente, um suporte de garrafas, um vaso e um suporte para rolo de cozinha. Absorvendo a atmosfera da “Boucquillon House”, a série “Bark” recria o design das persianas da casa, evocando todos nós e troncos das árvores existentes na envolvente da sua casa. A série é criada usando um método complexo e refinado de processamento de chapa metálica, que é sinónimo de perícia artesanal e de produção que vêm a ser desenvolvidos pela Alessi ao longo de várias décadas.

“Water Tower”
E por hoje, terminamos com “Water Tower” de Daniel Libeskind que é todo um novo desafio de design para a Alessi. Uma obra de arquitetura em miniatura para a sua mesa, é uma reminiscência da brilhante análise de Aldo Rossi sobre a relação dialética entre o planeamento urbano e a paisagem doméstica. “Water Tower” foi inspirado nos clássicos tanques de água americanos que ainda podem ser vistos em muitos telhados em Nova York. Feito de aço inoxidável 18/10 com um acabamento polido no exterior e um interior acetinado, é um recipiente fechado com uma tampa em cone, que descansa sobre uma estrutura em treliça. Um objeto refinado e um desafio para o fabrico, é o resultado da complexidade arquitetónica de um grande arquiteto e do alto nível de habilidade técnica alcançado pelos técnicos do departamento de produção da Alessi.
Peças irresistíveis para os fiéis seguidores da Alessi e do design de excelência. A ter, na sua casa. Para a semana prometemos revelar-lhe mais peças, mais inovação e originalidade. •