Tomamos um descafeinado?

Sim, leram bem! Encorpado e com a mesma intensidade de boca do Ristretto, mas com uma única diferença.

Chama-se Ristretto Decaffeinato e é o novo elemento da família da Nespresso que, ao contrário de um descafeinado convencional, de sabor ténue e de cor mais clara, mantém o mesmo carácter do Ristretto, conquistando o palato à primeira. Ou seja, é composto pelas mesma quantidade de Arábica da América Latina e do Leste Africano e de Robusta, a intensidade é igual a dez, tornando-o “o descafeinado mais intenso de sempre”, segundo Rute Narciso, Coffee Ambassador da Nespresso Portugal, e é encorpado, tal como o Grand Cru, característica conferida pela torrefação e a moagem a que é submetido o grão de café. Em suma, “tem tudo igual ao original, mas sem cafeína”, afirmou a nossa anfitriã.

Em contrapartida, o Ristretto Decaffeinato é menos amargo, o que lhe dá um sabor mais equilibrado do que o Ristretto. Esta é, por conseguinte, a única diferença entre ambos que irá, de certo, conquistar mais admiradores.

Sobre o processo que elimina a cafeína, a Coffee Ambassador da marca suíça garantiu que, na Nespresso, recorre a dióxido de carbono que é adicionado à água, o que não prejudica nem altera a composição dos grãos de café, os quais são, de seguida, submetidos à secagem e, por fim, à torrefação, neste caso, intensa.

Agora o desafio para uma prova cega: Experimente ambos, depois adivinhe qual é qual. •

+ Nespresso
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: