A II edição do Concurso Tomate Coração de Boi, iniciativa que quer exaltar a valorização do produto e começará na Quinta de la Rosa, no Pinhão, onde estarão reunidos produtores do Douro e conhecedores do sabor de mui apreciado fruto de Verão numa prova cega e num repasto, tem uma boa nova.
A propriedade duriense da família de Sophia Bergqvist abre as portas ao início da II edição do Concurso Tomate Coração de Boi / © Quinta de la Rosa
Assim acontece a 18 de Agosto, na poética Quinta de la Rosa, em pleno Alto Douro vinhateiro, data em que o tomate coração de boi proveniente de quintas de produtores de vinho do Douro será observado à lupa e submetido a uma avaliação criteriosa por chefes de cozinha, enólogos, jornalistas, entre outros, no âmbito do Concurso Tomate Coração de Boi, uma acção conjunta organizada pelo jornalista Edgardo Pacheco, o produtor Abílio Tavares da Silva, da Foz Torto, e Celeste Pereira, ex-jornalista e mentora da empresa de comunicação Greengrape, que desenvolve o projecto de animação turística altodouro.com.
Na lista de jurados, presidida por Francisco Pavão, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, constam os nomes dos chefs Miguel Castro e Silva (Lumni e Less, em Lisboa, e deCastro Gaia, em Vila Nova de Gaia), Vítor Sobral (Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina e Balcão da Esquina, em Lisboa), Pedro Cardoso (Quinta de la Rosa) e Leopoldo Garcia Calhau (Café Garrett, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa), bem como dos jornalistas José Augusto Moreira (Público) e Fernando Melo (VINHO Grandes Escolhas e Evasões), do enólogo Luís Soares Duarte, do produtor de flor de sal de Salmarim, em Castro Marim, Jorge Raiado, e da docente e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Ana Paula Silva que pelas 18h30, irá moderar um debate sob o mote “Será o Douro o melhor terroir para o tomate coração de boi?”
Cozinha da Clara, o restaurante erigido em homenagem a Claire Feuerheerd, avó de Sophia Bergqvist, co-proprietária e gestora da Quinta de la Rosa / © Homem Cardoso
Concluídos os trabalhos, é chegado o momento de mostrar quão versátil é mui apreciado fruto cuja origem remonta às civilizações Inca e Asteca, na América do Sul. Falamos do Menu Tomate Coração de Boi da autoria de Pedro Cardoso, chef do recém-inaugurado restaurante da Quinta de la Rosa, o Cozinha da Clara, o qual é composto por gaspacho de tomate coração de boi e fio de azeite La Rosa, salada de tomate com escabeche de sardinha, lombelo de porco com milhos de tomate em duas texturas e a sobremesa protagonizada por tomate e queijo. Após o repasto serão revelados os vencedores do concurso.
O Menu Tomate Coração de Boi estará, deste modo, integrado na boa nova do concurso: a Quinzena do Tomate Coração de Boi. A decorrer entre 15 e 31 de Agosto, esta acção tem com o objectivo envolver espaços de restauração do Douro, como o Cozinha da Clara, na Quinta de la Rosa, o Caisdavilla, em Vila Real, o DOC by Rui Paula, na Folgosa, o Six Senses Douro Valley, em Lamego, e o Toca da Raposa, em Ervedosa do Douro.
De volta ao repasto de 18 de Agosto, o valor é de 25 euros por pessoa, ao qual acresce uma garrafa de vinho branco, rosé ou espumante, à escolha de cada um. As inscrições são limitadas, razão pela qual é obrigatória a reserva através do e-mail greengrape@greengrape.pt e o pagamento antecipado para o IBAN PT50 0023 000 45476435311 94 (Celeste Pereira).
É ir! Bom apetite! •
+ Tomate Coração de Boi do Douro
+ Quinta de la Rosa
Legenda da foto de entrada: Vale do Inferno, a vinha da Quinta de la Rosa que deu o mote para que o Douro obtivesse a classificação de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO / © Quinta de la Rosa
Partilhe com os amigos: