Verdi para toda a família / TMJB

Em Almada, Guiseppe Verdi regressa ao palco em “Verdi que te quero Verdi”, com encenação de Teresa Gafeira, no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em dezembro. Uma proposta da Companhia de Teatro de Almada, a não perder, para os espectadores mais novos.

As belíssimas árias de Verdi são as linhas que cosem este espectáculo estreado em 2011, cujo título se inspira no verso “verde que te quiero verde” do poema “Romance sonâmbulo”, de Federico Garcia Lorca. Os primeiros a entrar em cena são os fantoches que narram a história de Violeta, a conhecida heroína de “La Traviata” que deixa para trás uma vida de excessos em nome do amor que a une a Alfredo. Em seguida, propõe-se uma viagem até ao Egipto, o local onde se desenrola a acção de “Aida”, uma aclamada ópera sobre o amor impossível que nasce entre uma escrava etíope e um general egípcio. Neste caso, a música serve de pretexto para uma coreografia muito exigente, que tem o poder de nos arrancar gargalhadas. Finalmente, os temas de “Il trovatore” formam a banda sonora das aventuras culinárias de uma equipa de quatro cozinheiros desastrados, cujas iguarias só os mais corajosos serão capazes de provar. Impossível não rumar ao teatro com a pequenada, para passar momentos ímpares, em torno de Verdi, como este.

Giuseppe Verdi (1813-1901) foi um dos compositores italianos mais bem-sucedidos e acarinhados da segunda metade do século XIX. Para além de óperas como “Rigoletto” e “Nabucco”, compôs obras corais e música sacra. Nas suas peças estão presentes ideais nacionalistas, nomeadamente sobre a unificação de Itália.

Na sua agenda, entre os dias 08 e 17 de dezembro – sexta 08 e sábados 09 e 16, às 16h00, e domingos 10 e 17, às 11h00 -, marque um destes dias para rumar ao teatro e soltar o riso, em família. •

+ TMJB
© Fotografia: “Verdi que te quero Verdi”, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .