“Encontros” é o nome dado à exposição itinerante dedicada a apresentar obras plásticas do nobel alemão Günter Grass que inaugura em março, na Casa-Museu Guerra Junqueiro, no Porto.
Com inauguração marcada para as 18h00 do próximo dia 02 de março, o momento contará com a presença de convidados de honra: os escritores Katja Lange-Müller e Tilman Spengler, ambos pertencendo ao círculo de escritores, impulsionado por Günter Grass, que se reúne há 13 anos durante um fim-de-semana no inverno, nos encontros conhecidos como os «Encontros Literários de Lübeck» (Lübecker Literaturtreffen), vão realizar uma breve apresentação da exposição, seguida da declamação de alguns poemas do escritor e artista. Estarão também presentes na inauguração para o público a Diretora do Goethe-Institut Portugal, Claudia Hahn-Raabe e o representante da Casa Günter Grass em Lübeck, Jörg-Philipp Thomsa. A inauguração será precedida por uma visita oficial à exposição pelos Chefes de Estado da Alemanha e de Portugal, Frank-Walter Steinmeier e Marcelo Rebelo de Sousa, respetivamente.
Criada em 2017, para a comemoração dos 90 anos do nascimento de Günter Grass, a exposição “Encontros” já passou por Portimão – cidade que o nobel alemão Günter Grass frequentou regularmente ao longo das suas várias estadias em Portugal. A exposição revela a variedade dos trabalhos do artista e escritor e documenta a estreita relação que criou com o nosso país. Esta será a segunda paragem da exposição “Encontros”, que estará patente na Casa-Museu Guerra Junqueiro até 23 de setembro de 2018. Após esta data, está prevista a passagem da exposição por Lisboa. Se está pelo Porto, é ponto de paragem obrigatório.
«Encontros», em alemão «Begegnungen», é um projeto produzido pelo Goethe-Institut Portugal com a Fundação Günter e Ute Grass e a Casa Günter Grass em Lübeck. A exposição conta com o apoio da Irmandade de São Bartolomeu dos Alemães, da Embaixada da República Federal Alemã, dos municípios das localidades envolvidas e da empresa de vinhos Niepoort, que produzirá uma edição especial do vinho «Fabelhaft» por ocasião desta mostra. A conceção do rótulo deste vinho, tal como o projeto global da exposição, é da autoria do designer gráfico Arne Kaiser.
A visitar. A descobrir. •