Em concerto(s): Film Symphony Orchestra

Quem não tem, no ouvido, os acordes de filmes como Indiana Jones, Star Wars, E.T., O Tubarão, entre outros? Quase todos reconhecemos as Bandas Sonoras destes filmes, sem hesitar, tal não é a sua força. Pois bem, que tal ouvir, em concerto, estes sons que fizeram e fazem história?

Pela primeira vez, a Film Symphony Orchestra (FSO) sai das fronteiras espanholas e escolhe Portugal para a sua estreia internacional, no âmbito de uma ambiciosa digressão com mais de 60 concertos programados.
A FSO atua em Portugal em duas datas: a primeira daqui a um mês, no dia 10 de Março no Coliseu do Porto. A segunda fica para 04 de Maio, no Coliseu dos Recreios em Lisboa. O mote da visita da FSO (a única orquestra ibérica dedicada exclusivamente a bandas sonoras de cinema) é o de homenagear a carreira de John Williams, um dos maiores e mais reconhecidos compositores de cinema, responsável pela banda sonora de filmes como Indiana Jones, E.T – O Extra Terrestre, o Tubarão, de Steven Spielberg, o Episódio IV de A Guerra das Estrelas, o primeiro filme da saga Harry Potter, entre outros.

John Williams, atualmente o compositor mais premiado de Hollywood, recebeu a sua primeira nomeação a estes prestigiados prémios há 50 anos pelo trabalho feito na banda sonora de “O Vale das Bonecas”.
Para celebrar esta profícua metade de século, é agora homenageado pela FSO numa digressão internacional com mais de 60 espetáculos, começando no Porto e em Lisboa.

O público é uma parte fundamental dos espetáculos da FSO, tanto que os fãs mais devotos da orquestra vão todos os anos aos concertos, muitas vezes envergando fatos de personagens dos filmes, para viver a “experiência FSO”. Esta experiência acontece tanto pelos comentários do carismático diretor da orquestra, Constantino Martínez-Orts, que introduz todas música para que todo o espetador se possa situar no filme e reparar nos detalhes que fazem da banda sonora uma obra-mestra, como pelo espetáculo de luzes que acompanha a música, como também pelas atividades “extra” incluídas nos espetáculos e outras surpresas a anunciar.

Como novidade a passar no Porto e em Lisboa, a FSO Tour 2018/19 apresentará um novo vestuário, transgredindo assim e uma vez mais as convenções da música sinfónica, em que todos os músicos aparecerão no cenário com uma roupagem “futurista, transgressora e cheia de força”, conforme as palavras do estilista da FSO, Jaime Guillem. A orquestra sinfónica, líder em Espanha da música de cinema, começou a FSO Tour 2018/19: Especial John Williams com três grandes concertos em Madrid, Barcelona e Valência e percorrerá mais de 30 cidades.

Lista de temas para os concertos de Porto e Lisboa:
Tema dos Jogos Olímpicos
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança
Indiana Jones
Parque Jurássico
Apanha-me Se Puderes
O Tubarão
Super Homem
Nascido a 4 de Julho
Memórias de uma Gueixa
Encontros Imediatos do 3º Grau
Hook
E.T: O Extra Terrestre
Os Cowboys
A Lista de Schindler
Terminal de Aeroporto
As Bruxas de Eastwick

A tomar nota. A ir, se for fã da sétima arte e suas bandas sonoras. •

Film Symphony Orchestra
© Fotografia: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .