Concerto/ Centenário de Gonçalo Ribeiro Telles

Sob o mote “Olhar o Futuro com Ribeiro Telles”, as celebrações dos 100 anos de nascimento de Gonçalo Ribeiro Telles vão culminar com a realização do concerto de homenagem “Os Portugueses” de Rodrigo Leão, no Teatro Tivoli, em Lisboa, este junho.

De entrada gratuita, no concerto – a realizar no próximo dia 18 de junho, pelas 21h00 – vai ser possível assistir-se à estreia de uma composição original dedicada ao professor, arquiteto paisagista e político.

Ao longo destes 12 meses de comemoração do centenário de Gonçalo Ribeiro Telles, a Comissão Ad Hoc organizou três colóquios no Centro Cultural de Belém, nos quais foram analisados diferentes aspetos da vida do ecologista, paisagista e o alfacinha, além de outros elementos da sua vida cívica e política.

Foram também produzidos e publicados diversos artigos pelos membros da comissão, bem como reeditado o livro “A Árvore” que Ribeiro Telles tinha concebido com Caldeira Cabral, e ainda apresentado o DVD “A Vossa Terra” de João Mário Grilo e de Ribeiro Telles.

Terminamos dando conta que iremos, individual ou coletivamente, continuar a defender o pensamento de Gonçalo Ribeiro Telles contra unanimismos que o desvirtuam, e contra aqueles que invocam o seu nome e fazem o contrário do que ele defendia, em termos de ordenamento do território e dignificação das paisagens, e a favor de outra lógica em economia que tivesse em conta a entropia dos sistemas e da defesa da biodiversidade que com essa outra lógica se articula”, defende a comissão.

O espetáculo, de Rodrigo Leão, a apresentar será “Os Portugueses”, que reúne uma escolha de composições de Rodrigo Leão cantadas em português, assim como alguns instrumentais compostos para a série televisiva de Joana Pontes e António Barreto “Portugal, um retrato Social”. Neste concerto haverá também a oportunidade de assistir pela primeira vez a uma composição original dedicada a Gonçalo Ribeiro Telles. Ana Vieira (voz), Viviena Tupikova (violino), Carlos Tony Gomes (violoncelo), Bruno Silva (viola) e João Eleutério (multi-instrumentista) acompanham Rodrigo Leão em palco.

A ir, no Tivoli em Lisboa. •

+ Rodrigo Leão
+ Teatro BBVA Tivoli
© Fotografia: Armado Miranda.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.