Este fim-de-semana, a Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito vai estar em festa. Anote na agenda showcookings entre vinhas, almoços e jantar com chefs, a masterclass e ida ao bar de vinhos. Sem faltar ao “Copo das 5”.
“Talha à Mesa” é o nome do festival gastronómico a estrear e decorrer nos dias 23 e 24 de março, na Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito. Para o efeito, esta iniciativa conta com os vinhos de talha dos produtores Talha de Frades, Quinta da Pigarça, XXVI Talhas, Gerações da Talha e Quinta do Paral, além dos da casa, ou não fosse o Alentejo a única região do país onde é permitido haver vinho com Denominação de Origem Controlada (DOC) talha, com o foco na Vidigueira, uma das oito sub-regiões deste território vitivinícola. Objectivo? Dar palco ao vinho de talha, que, neste caso, são 12 referências, e, ao mesmo tempo, mostrar o quanto vale na harmonização.
João Mourato (Quinta do Quetzal, Vidigueira), José Júlio Vintém (restaurante Tombalobos, Portalegre) são os chefs alentejanos chamados a testar o potencial dos vinhos quando acompanhados com comida da região. Ambos vão protagonizar os showcookings “Cozinha na Vinha”, em vinhas centenárias de Vila Alva, respectivamente, nos dias 23 e 24 de março, entre as 11h00 e as 12h00. Segue-se o almoço harmonizado com os vinhos de talha seleccionados para cada um. Sem “levantar” muito o véu, o chef João Mourato inclui cação frito com cardos e feijão no alinhamento da refeição, e, claro, não vão faltar as já mui célebres pétalas de troucinho do chef José Júlio Vintém.
O chef Pedro Mendes (restaurante Áurea, no recente hotel Art Legacy, Lisboa), conhecedor dos produtos e das artes culinárias alentejanos, também marca presença com o mesmo propósito. Depois do showcooking “Cozinha na Adega”, no sábado, entre as 18h30 e as 19h30, há jantar vínico com a assinatura deste chef lisboeta. Enalteça-se, aqui, o estufadinho de novilho, cogumelos, bolota e tomilho da ementa do chef.
Ao longo da tarde de sábado, está aberto o Bar de Talha. Este está no edifício da adega Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito e dá a conhecer todas as referências de vinho de talha dos produtores participantes, ao som do Cante Alentejano. A masterclass, conduzida por José Miguel Almeida, presidente da adega anfitriã, com Luís Gradíssimo, gastrónomo e membro da organização deste evento, acontece entre as 15h30 e as 16h30, com a finalidade de partilhar conhecimento sobre o vinho de talha. Entre as 17h00 às 18h00, abrem-se as portas da Casa das Talhas, para o “Copo das 5” (€10). Petiscos alentejanos e vinho de talha não vão faltar neste momento de apreciação “enogastronómica”.
Os bilhetes para o festival gastronómico “Talha à Mesa” estão disponíveis na Ticketline e no site da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito.
Há ainda uma novidade, o primeiro vinho de talha tinto da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito. A colheita é de 2023 e promete estar à altura de uma boa combinação à mesa. Quem vai querer conhecer?
Brindemos!