Novos sons/
Lena d’Água

Lena d’Água está de regresso aos lançamentos. “O que fomos e o que somos” é o primeiro single de avanço do novo álbum, com edição prevista para o último trimestre deste 2024, e que conta com autoria de Pedro da Silva Martins.

Quando canto esta canção fecho os olhos e vejo a minha vida a passar, como se avançasse num túnel onde, de quando em quando, subo à luz da superfície para respirar. Essa luz onde encontro os que eu amo e que me amam.”, afirma Lena d’Água. O novo disco sucede ao viciante “Desalmadamente”, editado em 2019, muito aclamado pelo público e pela crítica, considerado, inevitavelmente, pelos principais meios como um dos “Melhores Álbuns do Ano”.

Dona de uma voz inigualável, Lena d’Água, a diva da Pop Portuguesa, conta com um vasto e incontornável percurso na história da música nacional, sendo a protagonista de várias canções que marcam a banda sonora da nossa vida. Em 2020 venceu dois Prémios Play – de “Melhor Artista Feminina” e “Prémio da Crítica” – e, no mesmo ano, foi galardoada com o Prémio José Afonso.

“O que fomos e o que somos” conta com um videoclipe ilustrado e animado por Cristina Viana. Para a criação do vídeo, a ilustradora conta que “depois de imergir na história e no sentimento, da música, no som e na letra, a animação digital é feita frame-a-frame ou através de desenho directo. Construí uma viagem de figuras, cores e movimentos, que não é igual nem diferente daquela em que embarcamos com a música. Ambas estão no mesmo plano e direcção cruzando-se tantas vezes quantas nos parecer harmoniosamente bem.

Enquanto não chega o novo álbum, deixemos que “O que fomos e o que somos” nos preencha o espaço e no vicie os ouvidos. •

+ Lena d’Água

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.