Ao longo deste ano letivo, Filipa Malva e Morgana Marques vão fazer uma introdução ao projeto cenográfico em quatro módulos com duas vertentes de estudo: uma a partir de técnicas tradicionais e outra a partir de técnicas digitais. Ambas irão acompanhar os espetáculos desenvolvidos pelas Classes de Teatro do Teatrão, com a criação de figurinos, cenários e instalações.
O Teatrão acaba de anunciar a abertura de inscrições no Curso Livre de Cenografia. Entre novembro 2024 e julho 2025, na Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra, Filipa Malva e Morgana Marques vão fazer uma introdução ao projeto cenográfico em quatro módulos com duas vertentes de estudo: uma a partir de técnicas tradicionais e outra a partir de técnicas digitais. Nos módulos finais, as turmas das duas vertentes irão acompanhar a criação dos espetáculos desenvolvidos pelas Classes de Teatro do Teatrão, apoiando com a criação de cenários e instalações.
O curso é aberto a quaisquer candidaturas, com foco especial em estudantes do ensino secundário, superior e profissionais das mais diversas áreas, desde as artes do espetáculo, à arquitetura, design, artes plásticas, entre outros. Nos moldes em que se coloca, é um curso inédito na região centro do país.
Depois de oficinas de encenação e concursos de dramaturgia, este regresso aos cursos de formação do Projeto Pedagógico do Teatrão vem consolidar a ambição da companhia de tornar mais substantivo o seu trabalho na formação. Filipa Malva e Morgana Marques são duas profissionais que têm trabalhado com o Teatrão ao longo dos últimos anos. Os seus perfis são bastante diferentes e, como tal, foram convidadas para que esta formação fosse o mais rica e diversa possível.
Filipa Malva trabalha como cenógrafa e arquiteta. É doutorada em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra e Mestre em Espaço de Performance pela Universidade de Kent, Reino Unido. Tem desenvolvido trabalho regular como cenógrafa, figurinista, artista cénica e desenhadora. Nos últimos anos, tem sido responsável pela cenografia e figurinos da Casa da Esquina, Teatrão, a Cooperativa Bonifrates, os Macadame, os Cornalusa e o GEFAC, entre outros. Além disso, trabalha bastante em contexto académico e é membro fundador da Associação Portuguesa de Cenografia.
Morgana Marques é uma artista plástica que trabalha em todo o mundo, em vários media. A sua obra inclui cenografia, figurinos e vídeo para ópera, teatro, cinema e arquitetura site-specific. Licenciou-se em 2008 em Digital Video Design na School of Visual Arts em Utrecht, Holanda. Em 2016, ganhou o prémio holandês Zilveren Krekel para a performance de palco mais impressionante com a cenografia de Wij gaan op Berenjacht. Em 2018, ganhou o prémio holandês Gouden Krekel para a melhor produção juvenil com o espetáculo Princess. Entre outros, colaborou com a Ópera Nacional Holandesa, a Ópera Silbersee, o Teatro Sonnevanck, o Toneelgroep Oostpool, o Het Nieuw Utrechts Toneel, o Toneelmakerij, GRIP, Teatrão ou Marionet. Também dá aulas no departamento de Cenografia da Academia de Teatro e Dança da Universidade de Artes de Amesterdão.
O Curso Livre de Cenografia tem uma duração de cerca de 120h. É possível fazer uma inscrição anual ou escolher módulos individuais para frequentar. Para a frequência nos módulos II, III e IV, é necessário optar entre as vertentes A (lecionada por Morgana Marques, mais orientada para técnicas digitais e com o trabalho final de criar uma instalação) ou B (lecionada por Filipa Malva, que se foca em técnicas tradicionais e que irá construir cenários para os espetáculos finais das Classes de Teatro).
Os módulos têm um custo de inscrição de 20€ (I), 120€ (II), 130€ (III) e 150€ (IV). A inscrição anual tem um valor de 378€ (10% de desconto face ao valor total) e poderá ser paga em prestações ao longo do ano.
As inscrições vão estar abertas até ao final do dia 04 de novembro através do formulário disponível no final desta nota, tal como o programa do curso.
Biografias mais completas das formadoras
Filipa Malva
Cenógrafa e arquiteta. É doutorada em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra e Mestre em Espaço de Performance pela Universidade de Kent, Reino Unido. Tem desenvolvido trabalho regular como cenógrafa, figurinista, artista cénica e desenhadora. Nos últimos quatro anos, tem sido responsável pela cenografia e figurinos da Casa da Esquina, Teatrão, a Cooperativa Bonifrates, os Macadame, os Cornalusa e o GEFAC, entre outros. Distinguida com a Bolsa de Doutoramento da FCT e Bolsa de Bolsa de mobilidade Sócrates/Erasmus para a escola de Arquitetura IonMincu, Bucareste, Roménia, GAERI/Agência Nacional Sócrates/Erasmus. Espaço em arquitetura e cenografia, desenho para teatro, fenomenologia do teatro e cenografia digital e ambientes digitais tridimensionais constituem os seus atuais interesses na área de investigação. Em 2010 e 2012, foi coeditora do e-book “Performance: Visual Aspects of Performance Practice” (Oxford: Inter-Disciplinary Press) e do e-book “Activating the Inanimate: Visual Vocabularies of Performance Practice” (Oxford: Inter-Disciplinary
Press). É membro fundador da Associação Portuguesa de Cenografia. Colabora com o Teatrão desde 2012.
Morgana Machado Marques
Morgana Machado Marques (Lisboa, 1982) é uma artista plástica que trabalha em todo o mundo, em vários media. A sua obra inclui Cenografia, Figurinos e Vídeo Artista para Ópera, Teatro, Cinema e Arquitetura site-specific. Licenciou-se em 2008 como European Media Masters of Arts em Digital Video Design na School of Visual Arts em Utrecht, Holanda. Em 2016, ganhou o prémio holandês Zilveren Krekel para a performance de palco mais impressionante pela cenografia de Wij gaan op Berenjacht e, em 2018, ganhou o prémio holandês Gouden Krekel para a produção juvenil mais impressionante Princess. Entre outros, colaborou com a Ópera Nacional Holandesa, a Ópera Silbersee, o Teatro Sonnevanck, o Toneelgroep Oostpool, o Het Nieuw Utrechts Toneel, o Toneelmakerij, GRIP, Teatrão, Marionet. Também dá aulas no departamento de Cenografia da Academia de Teatro e Dança da Universidade de Artes de Amesterdão.
Porque nunca é cedo ou tarde para aprender novas disciplinas. Porque vale sempre a pena enriquecer-nos com novas experiências… cenográficas. Veja o programa e descubra o quão tentador é. A ir se preencher os requisitos ou se for dos que se gosta de aventurar. •