Festival de Ópera de Óbidos celebra Bizet, Ravel e Manuel de Falla em três fins de semana de setembro. De 6 a 21 de setembro a Ópera está de regresso ao nosso Oeste com uma edição que celebra valores humanos com “Tolerância e Irreverência”.
Na sua edição de 2025, o Festival abre com um grande concerto dedicado a Georges Bizet, no ano em que se assinalam os 150 anos da sua morte. O espetáculo terá lugar na praça emoldurada pelos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, um espaço premiado pela sua arquitetura e que acolhe, pela primeira vez, um evento desta dimensão.
A Gala Bizet homenageia o compositor de algumas das mais emblemáticas óperas da História da música, mas também Vasco da Gama e Luís de Camões, assinalando os 500 anos da morte do navegador e o nascimento do nosso maior poeta, ao incluir a apresentação da magnífica Ode Sinfónica Vasco da Gama.
Em palco estarão a Orquestra de Câmara Portuguesa, sob direção do maestro Pedro Carneiro, e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, bem como os solistas Beatriz Maia, João Fernandes, Marco Alves dos Santos e Cláudia Ribas, que darão voz a excertos de Carmen, La Jolie Fille de Perth e Les Pêcheurs de Perles, obras do compositor francês.
O primeiro fim de semana oferece ao público uma introdução gradual ao universo da ópera, com duas récitas acessíveis e de curta duração. A Promenade Famílias convida o público a uma verdadeira imersão operática, através de um double bill que parte do universo da infância, mas fala a todas as idades: A Menina, o Caçador e o Lobo, de Vasco Mendonça, e L’enfant et les sortilèges, de Maurice Ravel.
A obra de Vasco Mendonça, estreada em 2022 com libreto de Gonçalo M. Tavares, revisita o conto tradicional infantil a partir da perspetiva do lobo — que pode não ser o vilão. Após o intervalo, o público será conduzido ao universo onírico da obra-prima de Ravel, centrada numa criança e nos seus sortilégios. A récita assinala também os 150 anos do nascimento do compositor francês, num espetáculo de irreverência musical e forte mensagem humanista, inspirado ainda pela estética de Almada Negreiros, nos 55 anos da sua morte.
Já o fim de semana de encerramento apresenta um double bill mais dramático e ousado: Il segreto di Susanna, de Wolf-Ferrari e o bailado El Amor Brujo, de Manuel de Falla, no centenário da sua estreia. Ambas as obras evocam a luta pela emancipação da mulher e transportam-nos para a estética charmosa e sedutora da Belle Époque, sublinhando os valores humanistas da liberdade e da tolerância.
Entre estes dois grandes momentos, terá lugar o recital de ópera e canção “Da Distância e do Desejo”, que espelha o compromisso do festival em dar palco a talentos emergentes da cena lírica. E será ainda apresentada, em contexto escolar, a ópera contemporânea Café Europa “Between Memories”, de Christoph Renhart e libreto de Miguel Honrado. Integrada no projeto europeu Sounds of Change, a obra aborda o drama atual dos refugiados numa ação educativa em que a palavra de ordem é tolerância.
Com esta edição, a diretora artística do festival, Carla Caramujo, espera que “o festival de Ópera de Óbidos se consolide como um importante evento cultural no nosso país” e convida o público a “desfrutar da belíssima música de Bizet, Ravel, Vasco Mendonça, Wolf-Ferrari e Manuel de Falla, nas interpretações de grandes artistas nacionais como os cantores João Fernandes e Ana Vieira Leite, e internacionais como os encenadores André Heller-Lopes e Max Hoehn, entre outros”.
06 /09, 21h00 – Concerto Inaugural · Gala Bizet
Ode Sinfónica Vasco da Gama, Bizet – Excertos de Carmen, La Jolie Fille de Perth, Les Pêcheurs de Perles, de Bizet
Parque Tecnológico de Óbidos
11/09, 18h00 – Recital de ópera e canção “Da Distância e do Desejo”
Museu Abílio de Mattos e Silva
13 e 14/09 – Promenade famílias e público jovem · Double Bill I
17h00 – “A Cappella”, Conversa prévia (apenas no dia de estreia – 13/09)
18h00 – Ópera A Menina, o Caçador e o Lobo // Intervalo – Meet The Artists / Meet The Wolf // Ópera L’Enfant et les Sortilèges
Convento São Miguel · Gaeiras
20 e 21/09 – Double Bill II
18h00 – “A Cappella”, Conversa prévia (apenas no dia de estreia – 20/09)
19h00 – Ópera Il Segreto di Susanna // Intervalo // Bailado El Amor Brujo
Convento São Miguel · Gaeiras
Um festival a não perder na região do Oeste, na encantadora Vila de Óbidos.
Há quanto tempo não assiste a um espetáculo de ópera? Acredite que não se vai arrepender de sentir a música à flor da pele, se nunca assistiu a ópera ao vivo ou se há muito que não tem oportunidade de assistir. •


