Em 2026 o North Festival volta para a sua 7.ª edição e promete elevar a fasquia. O festival, assumidamente urbano, que conquistou o coração do público ao longo dos últimos anos, reunindo em média cerca de 65 mil visitantes em cada edição, apresenta-se em 2026 num novo espaço: A cidade desportiva da Maia – em pleno coração da cidade.
A mudança de recinto surge da vontade da organização em responder às necessidades e expectativas dos festivaleiros, assegurando melhor acessibilidade, maiores infraestruturas e mais capacidade de público. A localização singular do chamado Complexo Desportivo Central, reforça a proximidade do festival com a cidade e as pessoas, e garante uma experiência ainda mais prática, confortável e inclusiva para todos. A quatro minutos das paragens de autocarro e a treze da estação de metro mais próxima, bem como a dez minutos de carro do aeroporto Francisco Sá Carneiro e a vinte do centro do Porto, está acessível a todos e por todos os meios.
Para além do estádio, que irá albergar o recinto principal de concertos, com capacidade para receber uma maior quantidade de público do que até aqui, a ligação direta ao Parque da Cidade, cria uma experiência muito mais imersiva, permitindo uma maior envolvência e potenciando o espírito festivaleiro.
“O crescimento do North Festival é fruto da ligação que criámos com o nosso público. Ouvir o seu feedback é essencial. Queremos elevar o patamar a cada edição, e que seja uma experiência memorável para quem nos visita, com melhores condições que a anterior, mas dentro da mesma identidade que nos define: a transversalidade e a autenticidade do Norte”, afirma Jorge Veloso, diretor da Vibes & Beats, promotora do evento.
A primeira confirmação chega-nos em grande, para o dia 07 de junho com uns inesquecíveis The Cure. Os lendários The Cure são o primeiro nome confirmado para o lineup de 2026. Com uma carreira que atravessa quase cinco décadas, Robert Smith e a sua banda são responsáveis por alguns dos maiores clássicos da cena alternativa, incluindo “Boys Don’t Cry”, “A Forest”, “Just Like Heaven”, “Lullaby” e “Friday I’m In Love”. Influenciaram gerações de artistas, e são conhecidos pela intensidade e carga emocional das suas atuações ao vivo. Os The Cure prometem um espetáculo inesquecível — seguramente um dos pontos altos do North Festival 2026.
Em 2026, com três palcos, o festival volta a afirmar-se como transversal e eclético, reunindo artistas nacionais e internacionais de diferentes géneros musicais. Entre as grandes novidades, destaca-se a estreia do Palco JN Rock à Moda do Porto, totalmente dedicado à música portuguesa, onde se celebra a força criativa e a identidade dos artistas de génese do Norte, trazendo para o North Festival um conceito que até aqui se apresentava enquanto festival próprio. Mantendo a tradição de diversidade, o Palco Sunset regressa com um novo fôlego, pensado para aquecer a pista antes das atuações e prolongar a festa após os concertos, ao som dos melhores DJs da atualidade.
O North Festival 2026 acontece nos dias 05, 06 e 07 de junho, reafirmando o seu lugar como um dos festivais a ter em agenda, celebrando música, cultura e a essência do Norte.
A colocar na sua agenda de verão de 2026, sem mais demoras. •



