Verão, já sabemos, não é só praia… São também os festivais e toda uma programação cultural que ganha força. Cascais não foge à regra e traz-nos o já indispensável Ageas Cooljazz, com nomes de peso.
A primeira edição do Ageas Cooljazz é de um ido 2004 e surgiu como um festival de verão absolutamente diferenciado. Com o suceder dos anos, somaram-se os concertos icónicos, artistas a nascerem no festival, o público cada vez mais rendido ao critério artístico, assim como ao conforto do espaço. O Ageas Cooljazz tornou-se de forma inquestionável como um dos eventos culturais mais importantes do país, assumindo a sua diferenciação de ano para ano e tendo o foco no que o distingue: um cartaz cultural único, a beleza ímpar dos espaços verdes, o usufruto da paisagem arquitetónica, o conforto do lugar marcado num festival de verão e o foco total na sustentabilidade desde a primeira hora do seu nascimento. Este ano, dos nomes lançados, destacamos dois: Franz Ferdinand e David Byrne.
A banda de culto escocesa estreia-se no festival dia 25 de Julho de 2026. Os Franz Ferdinand sobem ao palco do Ageas Cooljazz com o seu mais recente disco, “The Human Fear” (janeiro 2025), trazendo também os clássicos de uma carreira com mais de duas décadas.
Nascida em Glasgow, Escócia, Franz Ferndinand apresentou-se ao mundo através da sua irreverência. Navegam entre estilos como o indie, rock, dance e eletrónica, somando nove álbuns editados. Com uma assinatura sonora única, Franz Ferndinand criam um concerto eletrizante, onde convidam o público a dançar livremente ao som de solos de guitarra e batidas constantes. Já pisaram os palcos mais importantes do mundo e são atualmente uma das bandas mais influentes do Reino Unido. Somam milhões de streams e visualizações, bem como concertos esgotados. Foram galardoados com inúmeros prémios, como o Mercury Music Prize em 2004 com álbum de estreia aos NME Awards, onde foram eleitos “Best Live Band”, em 2006. Com uma legião de seguidores em Portugal, Franz Ferdinand continuam a conquistar gerações ao manterem a sua identidade dance \ rock. A estreia no Ageas Cooljazz será uma celebração, onde a banda convida o público a dançar ao som do novo trabalho, mas também a revisitar êxitos como “Audacious”, “Curious” ou “Glimpse of Love”.
David Byrne é uma artista incontornável, multidisciplinar e reconhecido internacional. Está de regresso ao Ageas Cooljazz para uma nova apresentação cheia da teatralidade tão característica do artista. David Byrne actua no festival dia 14 de julho, em Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo onde apresenta o novo álbum “Who Is The Sky?” (setembro 2025) e também passagem por clássicos da sua carreira a solo e Talking Heads.
Neste novo trabalho, David Byrne traz novamente a celebração para o palco. O tema “Everybody Laughs” contagia, ao mesmo tempo que convida o público a pensar como um coletivo. Este pensamento de partilha é um dos pontos principais do novo álbum, refletido ao longo de 12 faixas a conexão humana, vivências do quotidiano, bem como sentimentos como a esperança. Pop e a intimida da orquestra, casam com uma exploração e fusão de estilos tão caraterística de David Byrne. O novo trabalho contou com a colaboração da Ghost Train Orchestra (Nova Iorque, EUA), bem como St. Vincent, Hayley Williams (Paramore), Tom Skinner (The Smile) e Mauro Refosco (American Utopia).
Membro fundador dos Talking Heads, David Byrne é um artista multidisciplinar estendendo a sua visão a diversas áreas. Entre compor para dança e teatro, escreveu inúmeros livros sobre teoria musical e memórias da sua vida, somando participações no mundo do cinema. Fundou a editora Luaka Bop, que desempenhou um papel crucial na apresentação de artistas sul-americanos e africanos ao público ocidental. David Byrne foi galardoado ao longo dos anos com distinções como um Óscar da Academia, um Globo de Ouro, um Grammy e um Tony Award Especial, estando no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2017, o artista lançou o Reasons to Be Cheerful, uma revista online com sua curadoria, projetada para ser um “tônico em tempos tumultuados”. Em outubro de 2024, “Reasons to be Cheerful” criou um festival em Nova York, com performance, música, comédia e histórias inspiradoras.Um artista vanguardista, que aborda o mundo artístico como um universo interligado. Depois do hiato de sete anos após a tour com American Utopia, em 2018, David Byrne volta a Portugal, ao Ageas Cooljazz, para um concerto guiado pelo maestro da teatralidade musical.
Também confirmado no festival está Loyle Carner – 15 de julho; Jamiroquai – 18 de julho; Diana Krall – 22 de julho; Scissor Sisters – 29 de julho e Chet Faker – 31 de julho, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.
A colocar na sua agenda de verão. A não perder, em Cascais.•


