“Tentamos sempre progredir para algo diferente e alargar o nosso campo musical. Por isso, fazer todo um trabalho dedicado à bossa nova parecia-nos realmente a melhor forma de concretizar aqueles objetivos”.
Foram estas as palavras de Eric Hilton, um dos membros dos Thievery Corporation, a par com Rob Garza, para justificar o seu mais recente álbum: “Saudade”. O disco será lançado dia 31 de março (ESL Music/Popstock) e é uma homenagem àquele género musical e a cantores como Tom Jobim, Gal Costa e Luis Bonfá. “É um novo ponto de partida para nós, mas, ao mesmo tempo, estas são as nossas raízes, aquilo que nos juntou”, acrescentou Garza. “Saudade” é também o espelho da canção francesa de Serge Gainsbourg, das composições de Ennio Morricone e do eletro-samba de Isabelle Antena.
Lançado pela sua própria editora, a ESL Music, “Saudade”, foi buscar o seu título àquela palavra portuguesa, que significa “desejar alguém ou algo que está longe ou perdido, uma melancolia suave, ou, simplesmente, a presença da ausência”.
“Saudade” é, por isso, a própria essência da bossa nova, dizem os Thievery Corporation, aquela “vocalização melancólica, quente e cheia de alma”, explica Hilton. Para transmitir o calor desta música, a banda conta com a voz da habitual LouLou Ghelichkhani, da estreante Elin Melgarejo, de Karina Zeviani (Nouvelle Vague), da argentina Natalia Clavier e de Shana Halligan (ex-Bitter:Sweet), além de um conjunto de músicos de várias nacionalidades.
A lançar-nos a ‘corda’ para esta “Saudade”, já podemos ouvir o single “Depth Of My Soul”. •
© Imagem de capa: Thievery Corporation