A competição internacional de longas e a competição internacional de curtas metragens realizam-se, pela primeira vez, em simultâneo na 13.ª edição da MONSTRA, que andará à solta de 13 a 23 de março, pela cidade das sete colinas. Mostras competitivas, uma homenagem ao cinema de animação húngaro, workshops e masterclasses, uma exposição, muita animação num total de 175 filmes e, claro, a monstrinha, dedicada aos mais novos, são o resumo do que está para acontecer.
Exposição “Pos Eso”, do realizador espanhol Samuel Orti Marti
O Festival de Cinema de Animação de Lisboa abre portas às 17.30 horas, do dia 13 de março, no Museu da Marioneta de Lisboa aquando da inauguração da exposição “Pos Eso”, uma jornada ao mundo onírico e surrealista de Samuel Orti Marti (a.k.a. Sam), premiado realizador valenciano (a visitar até 27 de abril de 2014). Por sua vez, a sessão oficial de abertura tem lugar às 21.30 horas, de 14 de março, na Sala Manoel de Oliveira, do lisboeta Cinema São Jorge. Eis o convite para embarcar, uma vez mais, num périplo pelo cinema de animação em dez categorias, com uma novidade: a existência de duas secções competitivas de longas e curtas internacionais. À semelhança dos anos anteriores, destacam-se as as competições internacionais de estudantes e de curtíssimas, bem como a Melhor Curta-Metragem Portuguesa, a registar-se pela terceira vez consecutiva, a qual recebeu mais de 1400 filmes oriundos de 69 países de todos os continentes, e será distinguida com o prémio SPA | Vasco Granja.
Sobre os históricos, a Monstra exibe “Animal farm”, baseado na famosa obra de George Orwell, que celebra 60 anos; “A Pantera cor de rosa”, que completa 50, e o filme “Grand day out”, da dupla inglesa Wallace & Gromit, para celebrar os 25 anos da mesma na presença dos atores principais.
“Immigrants: L.A. Dolce Vita”, um filme de Csupó Gábor (Hungria / 2008)
Da Hungria, o país homenageado, constam retrospetivas dos grandes mestres do cinema de animação, filmes históricos e obras de escolas húngaras de animação, exposições e convidados para integrar no júri e desempenharem o papel de formadores em workshops e masterclasses. Sobre esta última, destaca-se a presença dos estúdios Aardman, do Reino Unido, que traz as célebres personagens Wallace & Gromit, entre outras ações no contexto da formação, como as masterclasses sob diversas temáticas, como a música para a animação, o mapping e ainda a animação 3D ou workshop de Martine Chartrand “Pintura animada” a realizar-se no espaço BES Arte e Finança.
Aos mais pequenos é dado o espaço da Monstrinha que, este ano, está associada a vários agrupamentos escolares de Lisboa e do sul do Tejo, chegando a cerca de 15 000 crianças. Quanto às sessões para a família, estas decorrem no Cinema São Jorge e no Cinema City Alvalade, nos dois fins de semana do festival (15, 16, 22 e 23 de março).
Aos amantes de cinema de animação informamos que a Monstra anda à solta no Cinema São Jorge , Cinema City Alvalade , BES Arte & Finança , Museu da Marioneta de Lisboa e nos Fóruns FNAC. O preço do bilhete normal é 4 euros; com descontos (estudantes / + 65 anos) é 3,5 euros; as sessões Monstrinha escolas são gratuitas e as sessão pais & filhos é de 4 euros para os adultos e de 1 euro para as crianças (até 12 anos). O voucher 5 bilhetes é de 15 euros, a adquirir na loja da Monstra (no Cinema São Jorge / das 14 às 00 horas) ou no welcome desk Monstra (no Cinema São Jorge / das 10 às 14 horas). •
+ www.monstrafestival.com