O sonho coletivo / Andrea Valencia

Andrea Valencia, artista plástica natural da Colômbia (1973) encontrou, na aproximação à antropologia, a possibilidade de estruturar os processos de construção da sua memória individual e coletiva. Estudou artes plásticas e foi professora de pintura e de novas práticas artísticas contemporâneas para os estudantes do último ano de Belas-Artes, da Universidad Santiago de Cali, do país que a viu nascer.

Esteve pela primeira vez em Portugal em 2012, para participar no projeto da intervenção urbana “Desobediência Civil” no espaço alternativo Tubo d´Ensaio das Artes, na Figueira da Foz, em parceria com o artista plástico português Sérgio Nogueira.

A viver há um ano em Portugal, Andrea Valencia prepara-se para inaugurar esta quinta feira, dia 8 de maio, pelas 19:30, no StudioTeamBox – Lx Factory, a exposição individual “O  sonho coletivo”. Segundo as palavras do poeta colombiano Andrés Uribe Botero “O sentir primitivo americano, o sangue indígena, os caminhos sagrados e o retorno ao ancestral, são pele e espírito na obra de Andrea Valencia, não obstante existe nela outra memória e outra perceção que não lhe permite fechar os olhos sem sentir uma profunda ferida nas suas pálpebras, porque para ela como artista possuída e como indivíduo político, é impossível negar-se a ver a outra face do sonho. Desfila perante o seu espanto, o desarreigar do povos, a hipnose coletiva, o cercear do ser, e a perda sistemática dos valores fundamentais do ser humano. A obra de Andrea Valencia é um incitamento à revolução interior, na busca da recuperação dos saberes ancestrais, que tanta falta fazem ao Ocidente e sem os quais continuaremos presenciando passo a passo ao funeral da terra que nos viu nascer.”

Esta exposição pode ser vista de 8 a 29 de maio, de quinta a domingo, das 15 às 19 horas, no StudioTeamBox – Lx Factory. A entrada é livre. •

+ Andrea Valencia